17.7 C
São Paulo
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Como conseguir comprometimento profissional?

Comprometimento profissional é um dos fundamentos para o sucesso de um empreendedor, afinal ele é o que o estimula a não desistir quando acontece algo ruim. Quer saber como ter um nível alto de comprometimento? Leia este artigo.

Criar um negócio até parece fácil, na teoria. O dia-a-dia de um empreendedor é árduo, por isso, sem o comprometimento profissional é bem difícil que a empresa prospere.

Para te ajudar a encontrar a sua motivação e assim atingir o sucesso nos seus empreendimentos, segue um texto comentando o valor do comprometimento profissional e dicas para se manter focado no negócio.

A IMPORTÂNCIA DO COMPROMETIMENTO PROFISSIONAL

Levantar diariamente para trabalhar, sem ter a obrigação de “bater ponto” exige muita força de vontade, principalmente no começo onde há muito esforço e pouco retorno. Então, o comprometimento profissional não pode faltar.

O comprometimento é a chave para ter sucesso em qualquer área da vida. Afinal quem nunca começou a praticar algum tipo de esporte e desistiu? Fez anos de um curso de línguas, mas nunca alcançou a fluência?

Estes são só exemplos de atividades que iniciamos por interesse ou curiosidade, mas sem um propósito maior, o resultado é que dificilmente alcançamos as metas que tínhamos ou desistimos com frequência.

O que não acontece diferente no mundo dos negócios, pois sem um objetivo comovente que estimule o empreendedor a tendência é que ele não continue o empreendimento.

Porém, ao contrário de uma frustração pessoal que pode no máximo te deixar chateado por pagar um curso de francês e no final não lembrar nem como são os números. Em um negócio não é só você que sairá prejudicado.

Então, antes de iniciar um empreendimento confirme se você tem o nível de comprometimento necessário para não desistir diante da primeira dificuldade.

DICAS PARA TER UM ALTO COMPROMETIMENTO PROFISSIONAL

Seguem 3 dicas para manter um comprometimento profissional elevado.

1.   Tenha um propósito inabalável

Como já disse, a base para o comprometimento é propósito, a falta dele é um dos motivos que começamos algo e não concluímos.

Todo empreendedor de sucesso tem um propósito, uma causa em servir pessoas.

O propósito é o que vai fazer você persistir nos dias difíceis. Portanto, pense no que te motivou a começar um negócio, pode ser trabalhar com o que ama, dar uma melhor condição de vida para a sua família, escolher as pessoas com quem trabalha… 

O mais importante é que esse objetivo seja claro e encontre-se na essência do seu negócio.

2.   Jamais se atrase

Ser pontual nos negócios é um sinônimo de comprometimento profissional. Por isso, evite ao máximo atrasos em uma reunião ou na entrega do produto.

Só o fato de você ser um gestor pontual, já deixa uma boa parte de brasileiros para trás.

Não cumprir os acordos além de causar prejuízos, pois é bem provável que você perca o cliente, passa uma má impressão para o restante do mercado, danificando a imagem da empresa.

Sei que acidentes acontecem, mas eles não podem ser frequentes, por isso sempre avise antes para o cliente que não vai poder entregar o produto naquela hora e se possível ofereça uma compensação pelo infortúnio. Além de tudo, ser pontual lhe dá uma autoridade que possuí valor!

3.   Tenha ao seu lado pessoas comprometidas

Mesmo uma pessoa que tem um negócio solitário, como um Chaveiro, por exemplo, indireta ou diretamente, vai ter contato com outras pessoas como clientes, fornecedores e colegas de profissão.

Neste caso é fundamental escolher bem os indivíduos com que você se relaciona. Afinal é muito difícil se manter comprometido profissionalmente quando as pessoas ao seu redor não são.

Por exemplo: se o cliente não paga no dia combinado ou você tem ao seu lado um colega de profissão que só reclama que o mercado está ruim, pode abalar o seu comprometimento.

Também se você tem um funcionário ou sócio que não acredita no sucesso do negócio as chances de prosperar diminuem consideravelmente.

Espero que estas dicas te ajudem a ter mais comprometimento profissional e assim atingir o sucesso desejado.

Porém, é importante dosar o nível de entrega para que o excesso de trabalho e esforço não acabe prejudicando a sua saúde e vida pessoal. 

Dito isso, bom trabalho e grande abraço.

Adm. Rafael José Pôncio

Rafael José Pôncio
Rafael José Pônciohttps://linktr.ee/rafaeljoseponcio
É escritor brasileiro, historiador, administrador, economista e professor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio