16.5 C
São Paulo
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Educação e mercado de trabalho

O Brasil é a maior potência da América Latina, tendo um PIB de quase 1 trilhão e 900 milhões de dólares.  Em estimativa feita pela Stard Chartered, o Brasil se tornará a sexta maior economia do mundo em 2030, superando países como Japão e Alemanha. Se essa previsão for alcançada nos tornaremos um país de gigantíssima importância no cenário global, uma vez que seremos membros do G7, o grupo de países mais desenvolvidos e influentes do mundo. Entretanto tal riqueza não significa qualidade de vida, uma vez que no ano de 2021 a Índia ocupa a sexta colocação no ranking das maiores economias do mundo, porém 70% de sua população vivem na pobreza, segundo a Rede Globo.

Oque deve ser feito para não nos tornar uma Índia, um país muito rico, mas com população miserável?

Devemos cultivar o terreno para a próxima geração que viverá em um país com riqueza nunca antes obtida, o cultivo deve ser feito através de investimentos maciços em educação. Atualmente o Brasil gasta mais de 450 bilhões de reais em assistencialismo, aproximadamente 65% do orçamento federal, sobrando apenas 34% para gastos em outros setores, segundo o Instituto Liberal. Essa dependência do brasileiro para com Estado deve ser combatida através da reorganização e reforma, no sistema de ensino brasileiro e no método de arrecadação dos impostos. 

Apenas com a educação é possível alcançar a riqueza e desenvolvimento. Com uma educação reformada, menos gastos com saúde e segurança seriam necessários, mas o mais importante, esses profissionais terão capacidades técnicas para alcançarem seus próprios salários, assim reduzindo o custo com assistencialismo. Além do investimento na educação a privatização de parte de empresas estatais cortaria boa parte dos custos do governo, segundo o Ministério Da Economia, de 2011 a 2020 os brasileiros pagaram cerca de 182 bilhões de reais em empresas públicas, só em 2017 foram 17,1 bilhões de reais, as quais dão prejuízos e quem paga é o pagador de impostos, em 2015 o prejuízo das empresas públicas bateu recorde, chegando a quase 40 bilhões de reais, além de serem cortinas para corrupção, que também empobrece a população, segundo a revista valor, o dinheiro desviado da Petrobras foi de pelo menos 20 bilhões de reais. Com a venda dessas empresas para iniciativa privada, o governo poderá distribuir seus gastos das estatais para gastos como: saúde, segurança, educação, ciência e tecnologia. Essa economia daria para construir  8.500 escolas ou 34 hospitais de ponta, ao ano.

Com uma educação reformada, custos cortados, a pergunta que fica é: onde vou arranjar emprego? O Brasil é o país que mais se gasta tempo em burocracia tributária e o 125° colocado na facilidade de negócios, isso espanta empresas multinacionais e impedem boa parte dos brasileiros de começarem seus negócios, com a redução de impostos, varias empresas pequenas e empregos iam se formalizar, aumentando a arrecadação do Estado, e combatendo a pirataria. Além dos impostos, a burocracia também deve ser reduzida, atualmente leva cerca de 120 dias para reunir toda documentação necessária para abrir uma empresa, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação gastam-se em média 2.000 horas calculando e pagando tributos enquanto a média da América Latina é de 322 horas.

Autor:

Tálison Ferreira da Cunha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio