28.5 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

A RAINHA DE KATWE

O filme a Rainha de Katwe, traduz todos os tipos de preconceito existente em nossa sociedade atual.   Ele retrata a historia da adolescente Fiona que vive em Katwe com seus irmãos e sua mãe que é viúva, e luta pela sobrevivência da família vendendo milho. O bairro em que vive é desprovido do mínimo de condição para viver. Uma garota prodígio que tem a sua vida mudada através do jogo de xadrez, vindo a se torna uma das melhores jogadoras do mundo incentivada por seu treinador.

A pobreza, miséria, o preconceito, falta de saneamento básico, água potável, moradia, saúde, educação, a fome, o analfabetismo, prostituição, o abandono, a falta de políticas publicas, e o abandono governamental é demonstrada claramente, na total exclusão social em que vivem.

Entendo que é preciso quebrar paradigmas e ter um olhar diferente e articulador formando uma rede envolvendo os setores públicos, privado, e sociedade civil, pois sem políticas que unam as três esferas fica muito difícil mudar a realidade das pessoas que vivem em total vulnerabilidade e exclusão social.

Elaborar projetos e políticas envolvendo as mais diversas áreas (acima citado) com o intuito de alcançar a o maior número de pessoas, e dar a elas acesso a qualidade de vida que é um direito assegurado por lei a todo cidadão.  

Autora:

Marta Germano: Servidora Publica, Cuidadora Infantil de 0 a 7 anos, Técnica em Enfermagem, Acadêmica de Serviço Social, e uma apaixonada estudante informal da Psicanálise.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio