17.9 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

A polêmica do uso de remédios contra a covid-19

Como a maioria dos debates acalorados, essa polêmica é recheada de extremos de ambas as partes. Tanto os”pró” quanto os “constra” se fecham numa redoma de argumentos falaciosos ou, no máximo, possuidos por  razões tendenciosas que não levam a resultado algum.

Aplicando o bom senso, podemos dizer que os que são arautos da Ivermectina e da cloroquina tedem a ver nelas a solução final, tipo assim: se todo o mundo tomar, essa pandemia vira uma “gripezinha” que não vai matar ninguém. E é aí que mora o perigo. Aqueles que pensam dessa maneira estão pondo suas vidas em risco e também a daqueles que eles convencem com suas idéias baseadas em palpites.

Já os que são contra também possuem seus pecados, porque a ausência de comprovação cientifica não é, fazendo um trocadilho,  uma comprovação científica de nada. Por exemplo, o chá de camomila há séculos é tomado como calmante. Só recentemente é que ficou comprovado que esse chá realmente acalma, principalmente pela presença de uma substância chamada flavonóide apigenina, que faz parte dos compostos bioativos da planta. Esse é apenas um dos inúmeros fatos, abundante na medicina popular, que  as pesquisas comprovaram a eficácia muito depois de seu uso ter sido consolidado.

Os que teimam em considerar uma ofensa falar no possivel uso benéfico da Ivermectina e a hidroxicloroquina para combater a Covid19, estão sendo tão radicais e tendenciosos quanto os do outro lado da polêmica.

Com relação às pesquisas, no caso da ivermectina, o que temos de válida é uma feita, se não me engano, na Austrália. Foi uma pesquisa “em vitro”, ou seja não em pessoas, e eliminou em 48 horas mais de 90 por cento dos virus da Covid 19. Outras pesquisas que fizeram em universidades de menor tradicão cientificas não possuiam amostragem representativas e não foram conclusivas. Mas, por outro lado, a própria Anvisa, declarou, em nota, que não existem estudos que refutem o seu uso. Portanto, em resumo, essa batalha ainda não foi ganha por nenhum dos lados.

Quanto as contra indicações, a ivermectina é um remédio bastante, e aparentemente, inofencivo.  Vejam o que diz a bula no item 8:

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

As reações adversas são leves e transitórias: diarréia, náusea, falta de disposição, dor abdominal, falta de apetite, constipação de vômitos. Também podem ocorrer tonturas, sonolência, vertigem, tremor, coceira, lesões da pele até urticária. Inchaço na face e periféricos, diminuição da pressão arterial ao levantar-se  e aumento da freqüência cardíaca. Estas reações são de  freqüência desconhecida.

No caso da hidroxicloroquina, as pesquisas são inconclusivas e o meio acadêmico mais a OMS não reconhecem nenhuma pesquisa séria e aceita que comprove algum benefício de seu uso contra COVID19, seja ele precoce ou no estado avançado da doença. Alem disso os efeitos colaterais são assustadores.

A bula profissional, reservada ao médico, descreve uma quantidade enorme de efeitos colaterais e muitos desses podem ser fatais. Por exemplo, quem tem doenças cardíacas de qualquer natureza ou disritmia leve. Pode ser perigosa para quem tem diabete, pois pode provocar queda abrupta do açucar no sangue. Também pode propiciar mutações genéticas, que facilita o aparecimento de câncer; não é recomendado para quem sofre alguma disfunção hepática ou renal. Mulheres grávidas ou lactantes podem tomar, mas com acompanhamento médico. Também pode provocar distúrbios oculares, afetando a visão.  

OS QUE SÃO A FAVOR  DIZEM:    

  • A ivermectina combate a Covid19. Não precisa se preocupar; é só tomar preventivamente. E se tiver com covid, tome precocemente.

Esses querem dizer que não é  preciso de comprovação científica, basta  acreditar e tomar, assim como se toma chá curativo da experiente vovó.

  • OS QUE SÃO CONTRA DIZEM:

Ivermectina não tem comprovação científica que prove que combate ou, no mínimo, que auxilia na prevenção contra a covid19.

Esses querem dizer que sem comprovação científica, a Iverrmectina e a hidroxicloroquina não pode ser tomada de forma alguma. Sua venda deve ser proibida.

O QUE DIZ O BOM SENSO:

Em primeiro lugar é bom saber que a fé não elimina as leis naturais.

O fato é que não há estudos em escala e reconhecido de que a Ivermectina ou a hidroxicloroquina  possam ser eficientes no combate à covid19. Casa alguém queira tomar, fale com o médico e, eventualmente, tome com acompanhamento dele.

Lei a bula e veja quais os efeitos colaterais do seu uso e siga as recomendações do médico e, em hipótese alguma, faça a automedicação.

RESUMINDO:

Na história da medicina há inúmeros medicamentos que a comprovação cientifica veio depois da descoberta da sua eficácia empírica. Alguns médicos usam a expressão “comprovação observacional” quando são eles que experimentam, emergencialmente, remédios sem recomendação clara dos fabricantes. No caso da Ivermectina  e mesmo da hidroxicloroquina não se pode dizer de forma absoluta que não combatem, ou, se pelo menos não ajudam a combater. Na verdade, a comprovação científica é necessária tanto para confirmar quanto para negar.

Portanto, ser radicalmente contra o uso é ser tendencioso e precipitado.

Autor:

Abel Aquino de Souza

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio