26.5 C
São Paulo
segunda-feira, 11 de março de 2024

Os efeitos da expansão monetária na economia nacional entre 2004 e 2015

O cenário vivido no Brasil nos últimos anos é paradoxal. Despois de um crescimento exponencial viveu-se uma queda vertiginosa em todos os indicativos econômicos; perda de emprego, diminuição do poder de compra, perda de competitividade da indústria nacional e perda confiança em diversos seguimentos. Esses efeitos se dão por conta expansão monetária. O objetivo desse trabalho é analisar os efeitos dessa expansão na economia nacional entre os anos de 2004 e 2015. Pretende esclarecer suas consequências e mostrar seus efeitos na vida do cidadão e na indústria nacional. A metodologia utilizada baseia-se em pesquisas bibliográficas a documentos referentes à área economia, a área politica e a história. O resultado central dessa análise deve ajudar no entendimento dos efeitos significativos do excesso de moeda no período, analisar o panorama nacional, fazendo uma relação entre os efeitos a curto e longo prazo dessa expansão e evidenciar que o pleno emprego, a curto prazo, pode transformar-se em queda do desenvolvimento nacional, diminuição da renda do cidadão e queda no nível do emprego a longo prazo. Esse trabalho também visa mostrar o quão importante são as leis de mercado e quão drástico pode transgredi-las.

Palavras-chave: Expansão monetária. Emprego. Poder de compra. Indústria Nacional.

Autores:

Leandro Lima de Castro

Download:

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente artigo!Esse é um tema muito pertinente, em especial para o momento atua. Me impressiona o ritmo de expansão monetária que estamos tendo a nível global, devido à pandemia. Acho que poderemos ter graves consequências econômicas devido a essa expansão.

    • Obrigado por comentar, Guilherme. Analisando os fatos pregressos, podemos concluir que estamos às portas de um colapso no sistema financeiro mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio