20.1 C
São Paulo
sábado, 23 de novembro de 2024

Cozinha da Ofélia, Mike Tyson e a confusão no ar

A Comemoração dos 5 anos da formatura do Colégio foi num bufê próximo à casa de Ritinha, namorada de Stan, que é primo de Oliver, o namorado da Wilma, estudante medicina e melhor amiga de Ritinha. Calouro de Jornalismo, Oliver cursou Geologia, História e Turismo, mas não concluiu nada. Aliás, ele nunca conclui coisa alguma. Stan, como Ritinha, matriculou-se em Astrofísica, mas não aceita a rigidez das leis da física. Para ele, não faz sentido o sol nascer de dia, quando está claro, em vez de surgir à noite para combater a escuridão. Stan transferiu-se para o curso de Direito, onde as leis podem ser modificadas à vontade. As moças foram alunas exemplares e eles folgados, mas bonitões e da alta classe média. Muitos ex-alunos não se viam desde a colação de grau. Alguns, estão bem encaminhados, outros talvez futuros moradores de rua; uns casados, outros perdendo cabelo; os chatos com a chatice aumentada, mas todos estão vivos e saudáveis. A festa foi ótima, com birita free até as tantas da madrugada. 

Era quinta-feira e eles tinham compromissos na manhã seguinte. Os rapazes planejam montar um restaurante, mas não conhecem bem o ramo. Ritinha e Wilma apoiam a ideia e exigiram que eles assistissem a um curso on line sobre como operar um negócio de gastronomia, na sexta-feira, das 8h às 10h. Ritinha foi embora cedo para assistir a live de um famoso astrofísico norte-americano, uma da manhã pelo horário de Brasília, mas antes de sair, colocou nos bolsos deles um papel com o link de acesso ao curso. Wilma também saiu cedo, mas por causa da prova de anatomia na primeira aula da sexta-feira. 

Os primos continuaram bebendo até o limite da perda total, mas conseguiram chegar às suas casas a tempo de ligar o computador para acessar o curso. Oliver nem lavou o rosto. Caneta e papel em mãos, tentam acompanhar o assunto, mas era muita informação e o porre na noite anterior foi forte. Manter os sentidos alertas era quase impossível. Anotaram alguma coisa do pouco que captaram antes de cochilarem e babarem sobre o teclado. Dormiram até uma da tarde. No sábado, na casa de Ritinha, comentaram a festa e as atividades do dia anterior. As moças queriam saber como foi o curso, mas as informações eram desconexas. Parecia que tinham visto coisas diferentes e nada fazia sentido.

  • Vocês estão falando do mesmo assunto? – Ritinha quis saber.
  • Complicado esse negócio de restaurante – disse Stan. Falaram muito da Ofélia, mas ela não apareceu. Parece que ela se afastou do sal, sei lá.
  • Juro que eu entendi Afélio – completou Oliver. Será filho dela?
  • Estranho – disse Ritinha. A Ofélia, da Cozinha da Ofélia da TV, já morreu e nunca soube que dessa questão do sal ou que tivesse filhos.
  • E o esquisitão de cabelo Bombril e óculos de fundo de garrafa? – lembrou Oliver. Só falava da energia escura. Nosso restaurante terá energia clara, limpinha. Gás natural. Nada de carvão.
  • Pois é. Muito louco! Os caras ainda usam Farinha Láctea. Achei que era receita de merenda escolar. Aí o esquisitão começou a falar em estetoscópio.
  • Estetoscópio? – perguntou Wilma. Isso é da minha área e nada tem a ver com gastronomia. Termômetro ainda vá lá. Tem na medicina e na cozinha,  mas são modelos diferentes.
  • O Bombril mostrou uma foto que parecia bolo de chocolate de forma redonda com furo no meio, bem chamuscado. Acho que é o tal buraco negro que ele comentou.
  • Vocês estavam sóbrios?
  • Claro, Wilma. Eu até tomei um banho para despertar – falou Stan.
  • Confesso que estava difícil de encarar – emendou Oliver. O doidão disse que o apogeu seria com o Mike Tyson e eu fiquei ligado, mas foi como um upper. Sabe aquele golpe do boxe no queixo, de baixo para cima? O Mike está bem diferente. Não é mais careca, apagou a tatuagem. Tá muito estranho. Falou da confusão no ar e disse perigeu, em vez de apogeu.
  • Esperem um pouco – disse Ritinha. Vou pegar o notebook e já volto. 

Ritinha acessou um link e a tela mostrou o tal cabelo Bombril que eles tinham visto. A culpa foi dela. A bem da verdade, foi deles também. Ela deu, por engano, o link do canal Astronomia Para Todos e os chapados leram Gastronomia Para Todos. Ritinha explicou que Afélio, e não Ofélia, é o nome do ponto em que a Terra está mais próxima do sol, e não do sal. Apogeu e Perigeu são termos de Astrofísica e referem-se à maior ou menor proximidade entre Terra e Lua. Energia Escura não tem nada a ver com carvão, nem Buraco Negro com bolo de chocolate. Os dois   confundiram Via Láctea com Farinha Láctea, Espectroscópio com Estetoscópio e Fusão Termonuclear com confusão no ar.

  • Tá legal, Ritinha. A gente devia estar meio avariado, mas avança um pouco a imagem para eu ouvir de novo o que o Mike Tyson falou.
  • Esse é o doutor Neil deGrasse Tyson, astrofísico norte-americano. Nada a ver com Mike Tyson.

Diante das evidências, Stan e Oliver se renderam. Os casais foram comer pizza por conta dos rapazes que, como castigo, beberam só água mineral. Vida que segue no universo, e no multiverso dos bebuns.

Laerte Temple
Laerte Temple
Administrador, advogado, mestre, doutor, professor universitário aposentado. Autor de Humor na Quarentena (Kindle) e Todos a Bordo (Kindle)

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

A nova desordem mundial

Beba, durma e coma!

Velhos amigos, idosos e perigosos

Patrocínio