Pesquisa Indica Qualidades Gerenciais Mais Admiradas Por Colaboradores
Quais são as qualidades gerenciais mais apreciadas pelos funcionários? Essa é uma dúvida para qual não existe uma resposta simples. Um determinado professor de Gestão Empresarial perguntou a centenas de funcionários de uma determinada empresa quais as qualidades que elas mais admiravam em um chefe. Aqui estão algumas respostas ouvidas mais frequentemente:
- Mantém os funcionários atualizados sobre as situações que afetam seus projetos futuros.
- Mantém uma atitude positiva
- Possui habilidades para comunicação oral e escrita
- Esclarece as ações e as decisões que afetam os colaboradores
- Não tem favoritos na sua equipe.
- Delega autoridade e permite que seus colaboradores executem parte das funções próprias de um Gerente
- É bem específico ao dar instruções sobre atribuições a seus colaboradores
- Incentiva seus funcionários a melhorarem suas aptidões e sua eficiência
- Realiza o treinamento de funcionários para que possam cobrir as ausências uns dos outros
- Elogia os trabalhos bem feitos, mas também critica quando necessário
- Está ciente dos problemas que os funcionários têm uns com os outros
- Faz perguntas frequentemente. É um ouvinte interessado e ativo
- Organiza a programação de trabalho e atribuições de sua equipe de forma tão eficaz quanto possível
- Demonstra atitude profissional em relação ao trabalho e aos funcionários.
- Mostra seu lado humano e, em função disso, ele não é compelido a agir com “chefe” todo o tempo.
- Trabalha ocasionalmente com empregados de menor nível hierárquico, a fim de melhor compreender seu trabalho.
- Dedica parte de seu tempo a ouvir novas ideias
- Presta atenção a problemas mais amplos. Evita se prender a detalhes.
- Mantém os outros informados sobre as mudanças organizacionais
- Discute problemas com subordinados tão logo seja possível, em vez de deixar as coisas chegarem a ponto de ebulição.
- Expressa honestamente seus sentimentos.
- Tenta conhecer cada funcionário como indivíduo.
- Usa novas estratégias que tornarão a organização mais produtiva e competitiva
- Demonstra confiança nos seus subordinados