31 C
São Paulo
quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Complexo Esportivo Glicério Marques prestigia o desenvolvimento de esportes na região norte do país

A obra assinada pelo escritório Effect Arquitetura, junto à Prefeitura Municipal de Macapá, entregou o mais novo complexo poliesportivo da cidade, com capacidade de receber cerca de 600 alunos

Presente na cidade há 73 anos, o Estádio Municipal Glicério de Souza Marques, também conhecido carinhosamente pelos amapaenses como “Glicerão”, “Gigante da Favela” e “Vovô da Cidade”, por muito tempo foi palco de grandes embates e competições esportivas que viraram recordações para muitas famílias. Após ser fechado para reformas previstas em emendas parlamentares, o antigo estádio deu lugar ao recém-inaugurado Complexo Esportivo Glicério Marques, que atualmente oferta cerca de 30 modalidades esportivas para toda a população.

As obras de reforma e revitalização foram capitaneadas pela Effect Arquitetura, juntamente com a Prefeitura Municipal de Macapá (AP). À frente do escritório especializado no gerenciamento e implantação de grandes projetos urbanísticos para clientes públicos e privados, estão os sócios Celso Grion, Erick Tonin e Milena Arantes que juntos acumulam um amplo portfólio esportivo, como: Centro de Formação Olímpica em Fortaleza, Centro Paralímpico em São Paulo, Arena Aquática de Salvador, Centro Pan-Americano de Judô Lauro de Freitas, reforma do Autódromo de Interlagos em São Paulo e a sede da Confederação Brasileira de Atletismo em Bragança Paulista. “Estamos orgulhosos de fazer parte desse projeto que visa democratizar o acesso ao esporte, lazer e saúde da comunidade local. Ao projetar e construir um centro poliesportivo como esse, aumentamos a acessibilidade e o incentivo às práticas esportivas e atividades recreativas, especialmente para crianças e jovens que estão explorando seus interesses e talentos esportivos” dizem os arquitetos Erick e Celso.

Feito em etapas

As obras no estádio foram divididas em quatro etapas com preocupações voltadas para inclusão, acessibilidade e sustentabilidade. Os serviços consistiam no planejamento da nova estrutura do espaço, onde a equipe da Effect elaborou os projetos básicos e executivos de Arquitetura e coordenou os projetos complementares de Instalações Elétricas e SPDA; Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio; Instalações Hidro Sanitários; Drenagem e Águas Pluviais; Paisagismo; e, além da Planilha orçamentária e o cronograma físico e financeiro.

Foram meses de trabalho intenso, desde a concepção do projeto até a aprovação dos projetos executivos. O escopo previa a implantação de diversas modalidades esportivas distribuídas em todo o terreno do antigo estádio“, explica Erick Tonin.

As demais fases priorizaram a construção dos novos espaços e a reforma em parte das estruturas existentes, a premissa veio do edital da licitação que previa a implantação de um complexo poliesportivo a fim de fomentar o desenvolvimento de diversas modalidades esportivas num mesmo espaço. “Em função da diversidade e quantidade de modalidades solicitadas, fomos distribuindo as áreas esportivas e de lazer pelos espaços disponíveis. O campo de futebol do estádio foi mantido, além da piscina semi-olímpica e da reta de atletismo e saltos, prevendo suas reformas e adequações“, ressaltou Celso Grion.

Conheça alguns espaços

A piscina semi-olímpica conta com raias demarcadas, plataformas de partida e marcas de virada. São construídas com materiais duráveis e revestimentos antiderrapantes | Projeto do escritório Effect Arquitetura com a Prefeitura de Macapá | Foto: Jesiel Braga

Reformada, a piscina semiolímpica, de 25 metros de extensão, poderá promover a popularização da natação como atividade esportiva. Essa categoria de piscina é perfeita para treinamentos de natação.

A grama sintética presente no campo proporciona uma superfície uniforme e consistente para a prática do futebol society, permitindo que os jogadores tenham um controle melhor da bola | Projeto do escritório Effect Arquitetura com a Prefeitura de Macapá | Foto: Jesiel Braga

O campo de Futebol e Futebol Society foram revestidos de grama sintética esportiva fibrilada de alta resistência, dentro dos padrões exigidos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), além de que o campo foi totalmente uniformizado e nivelado para evitar acidentes. “Para um bom campo, uma drenagem superficial e subterrânea adequada para permitir a realização de jogos sob chuva e da boa aparência“, diz Erick.

O revestimento da pista é feito de material sintético emborrachado proporcionando uma superfície resiliente que minimiza o impacto no corpo do atleta | Projeto do escritório Effect Arquitetura com a Prefeitura de Macapá | Foto: Jesiel Braga

O novo espaço voltado para atletismo conta com uma pista de 100m com 6 raias que termina com 2 caixas de areia para saltos, um espaço multifuncional para três modalidades: corridas, saltos em distância e triplo. Celso ainda pontua que todas as medidas estão de acordo com as definições da Federação Internacional de Atletismo – World Athletics, que determina as condições ideais do espaço para garantir que todos os atletas possam treinar e competir com segurança e eficiência.

Imagem da estrutura bowl, uma área em formato de bacia ou piscina com paredes curvas, onde os skatistas podem realizar manobras em alta | Projeto do escritório Effect Arquitetura com a Prefeitura de Macapá | Foto: Jesiel Braga

A pista de skate e bike street recebeu um revestimento de piso de concreto liso adequado para a fluidez do movimento e aderência da modalidade. Celso conta que o planejamento previu elementos como bowls, pools, manual pads, corrimãos e banks, tudo projetado para promover a cultura do skate como esporte, cada vez mais popular no Brasil. Geralmente essas pistas são espaços de encontro da comunidade, onde skatistas podem aprender, praticar, socializar e competir.

Bicicletas ergométricas, elípticos e outros aparelhos aeróbicos que contribuem para resistência cardiovascular e fortalecimento do sistema respiratório | Projeto do escritório Effect Arquitetura com a Prefeitura de Macapá | Foto: Jesiel Braga

Voltado para o público em geral com atenção especial para a terceira idade, o complexo ganhou uma Estação para Musculação e Academia ao ar livre composto de um conjunto de equipamentos e aparelhos ergonômicos e de fácil utilização que permitem realizar uma variedade de exercícios para fortalecimento muscular, condicionamento físico, melhoria da qualidade de vida e redução do risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares.

Projetado para oferecer condições ideais de treinamento, a sala de lutas é um espaço voltado para o desenvolvimento das habilidades dos atletas e jovens praticantes | Projeto do escritório Effect Arquitetura com a Prefeitura de Macapá | Foto: Jesiel Braga

Outro espaço inédito é o dojo, ou também chamado de sala de lutas destinado à prática de diversas modalidades de artes marciais, como Judô, Karatê, Taekwondo, Jiu-Jitsu, lutas olímpicas, entre outras. A sala de lutas possui um tatame que proporciona uma superfície segura com amortecimento adequado para a prática de quedas, rolagens e outros movimentos de luta.

A Effect ainda garante que todas as precisões de acessibilidade e inclusão foram incluídas no Complexo para treinar atletas e paratletas, além de que todos os espaços foram planejados e projetados de acordo com as normas das respectivas federações esportivas.

Projetado para a prática de diferentes estilos de dança com piso apropriado, espelhos, sistema de som e iluminação para facilitar a aprendizagem | Projeto do escritório Effect Arquitetura com a Prefeitura de Macapá | Foto: Jesiel Braga

No mesmo edifício de lutas, há a sala de ginástica e danças que traz um amplo espaço revestido com piso de vinílico, escolhido pela capacidade de absorver o impacto e reduzir o risco de lesões nas articulações, além de espelhos nas paredes para permitir uma melhor visualização aos atletas e dançarinos para corrigir sua postura, técnica e expressão corporal.

Hoje, totalmente revitalizado, a Prefeitura Municipal de Macapá oferta cerca de 30 modalidades, entre elas atividades olímpicas, paraolímpicas e de recreação para toda a população, tais como esportes de quadra (Basquete, Futsal, Voleibol e Handebol), esportes de praia, Futebol, Taekwondo, Judô, Karatê, Jiu-Jitsu, Lutas Olímpicas, Escalada, Skate, Natação, Ginástica Artística, entre outros. “Ao disponibilizar uma ampla gama de esportes em um único local criamos uma atmosfera vibrante e energética que promove a socialização, o trabalho em equipe e a colaboração, resultando em um ambiente mais rico e dinâmico para todos os envolvidos, além de contribuir para a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade, ajudando a combater o sedentarismo e os problemas de saúde relacionados ao estilo de vida“, finalizam Celso e Erick.

O complexo também dispõe de área para modalidades de praia e de espaços arborizados destinadas ao lazer, descanso e contemplação da comunidade local | Projeto do escritório Effect Arquitetura com a Prefeitura de Macapá | Foto: Jesiel Braga

Sobre a Effect Arquitetura

Fundado em 2008, o escritório Effect Arquitetura e Gerenciamento de Projetos tem como principais áreas de atuação o desenvolvimento e implantação de projetos institucionais, urbanísticos, corporativos e de arquitetura esportiva. O objetivo é oferecer soluções completas, obtendo o melhor resultado funcional e estético na tradução das necessidades e exigências de nossos clientes.

Autora:

Emilie Guimarães

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio