A atividade pode ajudar a diminuir a pressão arterial elevada, gordura corporal e eliminar o estresse.
As doenças que afetam o coração são a maior causa de mortalidade no Brasil, por isso, é importante se prevenir e cuidar da saúde, para evitar o risco de ser acometido por tais problemas.
Entre as causas das doenças cardiovasculares, estão os níveis de colesterol “ruim” no sangue, pressão alta, diabetes, tabagismo, obesidade e sedentarismo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática de exercícios físicos regulares pode reduzir em até 25% o risco de problemas cardíacos.
O Pilates é uma atividade que trabalha com diversos músculos, desenvolvendo flexibilidade, força, aumento do equilíbrio, condicionamento e ainda pode ajudar a diminuir a pressão arterial elevada, gordura corporal e estresse. Mas, associar uma alimentação saudável também é imprescindível para manter o corpo funcionando de maneira saudável.
Existem estudos que mostram a eficácia e os benefícios do Pilates para a saúde de cardiopatas, a partir de exercícios leves e moderados, que não exijam esforço físico extremo. “É indicado que o paciente que já possui alguma doença de cunho cardiovascular comece a exercer o Pilates assim que houver liberação clínica (junto à ajuda de um especialista na área de exercícios físicos), e aqueles que querem começar já a prática, que busquem um local apropriado e sigam, sem menos importância, orientações profissionais também”, reforça a professora Josi Araújo (CREFITO 245732), da Pure Pilates, maior rede de Pilates da América Latina.
Entretanto, lembre-se de procurar um profissional da área para auxiliá-lo na prática do Pilates e garantir que essa seja feita de maneira correta, isso vale tanto para pacientes já diagnosticados, quanto para aqueles que desejam prevenir a possibilidade de doenças cardíacas.
Autor:
Pure Pilates
Instagram: @purepilatesbr
Facebook: /pure.pilates.br
Muito boa sua abordagem… de fato o pilates é muito bom para a saúde. Eu recomendo.