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sábado, 16 de novembro de 2024

Novas tecnologias podem levar eficiência aos escritórios de advocacia

A tecnologia impacta a vida de diversos profissionais trazendo desafios e oportunidades. Uma dessas profissões é a advocacia que sofreu um processo de modernização com a transformação digital.

Essa transformação fica refletida no processo de modernização do trabalho dos advogados por meio das tecnologias digitais que ajudam na melhoria dos resultados e serviços.

A transformação digital na advocacia é uma realidade proporcionada pela revolução tecnológica, que também impactou o mercado jurídico. Em um nicho tão tradicional, como é o do direito, é natural que advogados mais experientes e outros que estão ingressando agora no ramo profissional se assustem com a velocidade com que as coisas acontecem e mudam. 

A possibilidade de tornar o trabalho mais prático e eficiente deve ser vista com a perspectiva de melhora no trabalho. Isso aponta a modernização na forma de lidar com o trabalho. 

Por isso, fazer uso de recursos tecnológicos em um escritório de advocacia pode resultar em ganho de produtividade e melhora na entrega de resultados, o que pode contribuir para atração de clientes.

A tecnologia permite que seja feita uma gestão mais rápida e prática que resulta em eficiência seja para profissionais que trabalham sozinhos ou para um escritório maior. A principal dificuldade para muitos profissionais é mudar a mentalidade. Essa transformação permite que o trabalho possa alcançar os benefícios trazidos pela mudança tecnológica. 

A tecnologia já está instalada nos tribunais facilitando a vida dos advogados, inclusive por meio de leis como a que permite a informatização dos processos judiciais que permite que as petições e os atos processuais em geral sejam enviados por meio eletrônico mediante uso de assinatura eletrônica.

A digitalização de um escritório de advocacia precisa levar em consideração que todos os sócios concordem com a transformação. Outro ponto importante é a capacitação por meio de cursos e treinamentos além de ter o suporte de um profissional de TI que possa dar suporte a todos que trabalham no escritório.

Automatizar algumas das tarefas executadas em um escritório de advocacia pode significar ganho de tempo. Tarefas que são repetitivas e feitas manualmente consomem tempo dos colaboradores e impede que eles possam direcionar sua energia para tarefas mais técnicas.

Importante compreender que a padronização de informações é importante para que todos da equipe possam acessar e armazenar dados, processos e clientes de forma correta de acordo com suas necessidades.

Relacionamento com cliente

Para um negócio se manter saudável no mercado é preciso entender como está o número de pessoas que utilizam o serviço oferecido. O mesmo acontece com  escritórios de advocacia: fidelizar clientes e atrair novos é ação importante em um plano centrado na gestão de qualidade.

Uma das estratégias de fidelização e indicações mais eficazes é, por exemplo, o uso de uma automação de relacionamento com o cliente. A automação de relacionamento consiste no envio de mensagens programadas para os clientes do escritório.

A automação de relacionamento pode oferecer bons resultados porque a ferramenta fornece dados que permitem melhorar o entendimento sobre quem são os clientes, suas preocupações, seus canais de comunicação (email, SMS, redes sociais), etc.

É possível automatizar envio de mensagens por etapas de processos, reduzindo custos de comunicação com clientes, aumentando sua satisfação e diminuindo a carga de tarefas da equipe.

Ter a gestão de escritório de advocacia com otimização e agilidade é importante dentro do contexto atual de um mundo globalizado e tecnológico, com mudanças constantes. 

Alguns erros podem atrapalhar a administração de uma empresa como por exemplo, trabalhar sem dados. Por isso, preservar um banco de dados dentro de um software jurídico com informações completas, como os dados do processo, observações, análises, entre outros, assegura um melhor acompanhamento dos processos judiciais.

Inovar é preciso 

As relações de trabalho e da economia exigem adaptação por parte da sociedade, das empresas e das instituições públicas a um contexto muito diferente do que antigamente.

Isso fica claro sobre empreendedorismo na advocacia, gestão de pessoas, modo de fazer negócios e inovações tecnológicas, elementos que caminham entre si para a criação de um novo ambiente de trabalho, mais gratificante e produtivo para todos.

O avanço da tecnologia ocasionou mudanças significativas no mundo jurídico. Escritórios que fazem uso da tecnologia conseguem reduzir os processos físicos, aumentando a eficiência na gestão por meio do uso de software.

Por isso, é importante que os advogados tenham em mente que não é possível fugir do processo eletrônico e, por isso, é essencial estar pronto para essa nova realidade para dar continuidade no negócio de prestação de serviços jurídicos.

Como gerir uma equipe jurídica remota?

No caminho das inovações é possível perceber o surgimento dos escritórios digitais e softwares para advogados como ferramentas indispensáveis para se destacar.

Usando a ferramenta certa e com qualidade, fica mais simples organizar as atividades e monitorar a execução por cada um da equipe, mesmo à distância.

Prazos, históricos processuais, documentos digitalizados, informações dos clientes, entre outros, são acessíveis de qualquer lugar e de modo que o gestor possa acompanhar relatórios de produtividade de todos os colaboradores com apenas alguns cliques.

Dessa maneira, as rotinas do escritório são previamente planejadas no sistema, possibilitando que os colaboradores saibam exatamente o que fazer e não fiquem dependendo de ordens ou e-mails para realizarem suas tarefas.

Sendo assim, um software jurídico corresponde a um sistema desenvolvido para atender e auxiliar um escritório de advocacia.

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