A Sompo Seguros alcançou um crescimento de 18,3% em sua carteira de Seguros de Transporte em 2021, ano em que totalizou R$ 719,6 milhões em Prêmio Emitidos contra R$ 608,4 milhões registrados em igual período de 2020. Com isso, a companhia consolida cinco anos consecutivos na liderança do ranking da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e um share de mercado de 15,2% nesse ramo.
A companhia se destaca no segmento pela atuação no gerenciamento de risco e na atuação de prevenção de roubos e acidentes, além de implementar recursos que agilizam a liberação de embarques e que auxiliam operadores logísticos na gestão e controle de negócios.
A área de Transporte da Sompo Seguros oferece soluções para atender a clientes – embarcadores (donos da carga) e transportadores – de todos os portes, desde as Pequenas e Médias empresas (PMEs), até companhias multinacionais.
A infraestrutura da área conta com uma equipe de Tecnologia da Informação dedicada, que desenvolve sistemas para atender às necessidades específicas de determinados ramos de atividade dos clientes. Além disso, a estrutura de atendimento é formada por gerentes de negócios especializados e exclusivos e técnicos dedicados em diferentes filiais que conhecem as características logísticas da região, o que contribui com o trabalho de consultoria diária aos corretores e segurados para o estabelecimento assertivo de coberturas e agilização na regulação de sinistros.
Uma das soluções que contribui substancialmente com o dia a dia dos clientes e corretores de seguros é o Faturamento na Ponta. Essa é uma facilidade por meio da qual, o corretor de seguros acessa o Portal do Corretor Sompo Seguros e, depois efetuar uma pesquisa com dados do cliente, seleciona as faturas pendentes e já efetua a emissão totalmente online. Com isso, o segurado consegue gerir melhor seu fluxo de caixa porque recebe faturas regularmente conforme os embarques acontecem. Já o corretor de seguros acompanha o fluxo de faturamento, auxilia o segurado e recebe sua comissão com mais celeridade.
Outra característica é a rápida conclusão dos processos de sinistros. O acionamento imediato e a intervenção dos especialistas em conjunto com os parceiros corretores de seguros permite que mesmo sinistros de alta complexidade sejam regulados em tempo recorde.
Gerenciamento de Riscos
A Sompo Seguros tem foco estratégico em gerenciamento de riscos junto com empresas parceiras estratégicas da área de monitoramento. A companhia tem uma Central de Monitoramento própria, na qual profissionais de empresas parceiras estão alocados para efetuar atendimento exclusivo aos segurados da companhia.
Cada profissional é responsável por um grupo de contas, as quais tem de monitorar, com toda a tecnologia disponível para esse fim. Isso permite um acompanhamento mais personalizado e qualitativo do trabalho de monitoramento.
Além disso, a Sompo também disponibiliza um serviço de consultoria em que os segurados contam com soluções tailor made de gerenciamento de riscos para cada embarque, considerando produto, rota, motorista e demais variáveis. Com isso, são estabelecidos planos que contribuem para fazer com que toda carga chegue ao seu destino.
Outro serviço diferenciado é o de assistência a carga e descarga. Por meio dele, a equipe da Sompo Services, uma empresa do grupo Sompo Seguros, presta suporte no trabalho de carga e descarga de mercadorias no transporte aéreo e marítimo, além do serviço de inspeção prévia em todo o território nacional.
Entre janeiro e dezembro de 2021 a Central Sompo Services acompanhou cerca de 303 mil embarques. Isso significa que a companhia alcançou um aumento de 14% no número de embarques observado em igual período de 2020. Já as cargas monitoradas pela Central de Monitoramento própria da Sompo nesse período totalizaram o valor de R$ 142 bilhões. Isso corresponde a um aumento de 46% se comparado a igual período de 2020. Como resultado, as medidas de pronta-resposta permitiram alcançar um índice de 48,3% de recuperação de cargas de mercadorias estimadas em cerca de R$ 8,3 milhões.
Operação de varejo
Em maio, a HDI comprou as operações de varejo da Sompo no Brasil por cerca de R$ 1 bilhão. A seguradora de origem japonesa decidiu voltar-se ao segmento corporativo ao constatar que tinha menor capacidade de determinar preços em ramos como o automotivo, no qual tem 600 mil automóveis segurados.
Forte em seguros que cobrem propriedades, em especial no setor industrial, a Sompo espera ganhar tração nos seguros ligados à geração eólica e hidráulica e também à exploração de petróleo. Entre as prioridades estão as usinas eólicas offshore, cuja regulamentação está em discussão. A empresa quer aproveitar a experiência e o capital de outras filiais nesses ramos.
O setor de consumo no Brasil tornou-se cada vez mais competitivo, e a escalabilidade dos negócios tornou-se extremamente importante para construir vantagem competitiva.
A nova estratégia de crescimento da companhia deve alavancar a forte presença de mercado que já possui no Brasil, pois busca um potencial de crescimento promissor para o negócio. A venda do negócio de consumo para o HDI está alinhada a esse novo direcionamento estratégico.
História
No Brasil, a Sompo nasceu da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959. Reunimos o conhecimento de uma empresa local e a experiência de uma empresa global.
A Sompo foi fundada com o intuito de humanizar a relação entre o seguro e o segurado, oferecendo um plano de estudo frente às melhores técnicas securitárias, possibilitando que cada cliente se sinta único.
Em 30 países, o Grupo Sompo Holdings reúne cerca de 80 mil colaboradores empenhados em garantir que os mais de 20 milhões de clientes estejam sempre bem. No Brasil, a companhia tem cerca de 1.900 colaboradores, além de filiais localizadas em todas as regiões para oferecer solidez e excelência