Fernando que é diretor de clínica já passou pelo processo de abstinência devido ao uso de drogas, a 17 anos atuando na recuperação de dependentes químicos ele fala um pouco sobre o que é abstinência que é o que está acontecendo com ex- ator global Sérgio Hondjakoff.
Sérgio Hondjakoff que é publicamente declarado um dependente químico teve uma breve passagem em uma unidade de reabilitação em Pindamonhangaba, na ocasião por falta de documentação a clínica foi fechada, e por sua vez noticiada foi onde o ex global apareceu em diversas manchetes.
A realidade para Fernando é que ele não completou o ciclo de tratamento que leva em média de 90 a 180 dias dependendo o caso, e sua saída precoce e toda mídia em cima do assunto acabou mas atrapalhando seus vícios.
A abstinência alcoólica ou química, é na realidade um conjunto de sistemas que acabam por surgir justamente quando uma pessoa possui o costume de ingerir muita bebida alcoólica e de repente parar de fazer isso.
Esse problema é muito comum principalmente em pessoas alcoólatras, sendo essa dependência física e psíquica.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o alcoolismo mata muitas pessoas por ano, além de ser capaz de trazer mais de 200 tipos de doenças oriundos do uso de bebida alcoólica, além do mais, o álcool é o responsável por um grande número de acidentes de trânsito.
Como reconhecer sintomas da abstinência?
A abstinência , é fácil de ser entendida, o fato é que os sintomas desta abstinência alcoólica realmente podem variar de intensidade, além do mais, isso passa a depender do paciente, além da quantidade de álcool ingerida principalmente ao longo da vida e até mesmo de outros fatores tais como idade e ainda devido a predisposição genética.
Realmente os sintomas da abstinência de álcool e de substâncias químicas ilícitas de fato podem aparecer moderadamente ou ainda permite com que seja muito grave podendo levar o paciente ao óbito.
Geralmente a abstinência de bebidas alcoólicas costuma aparecer ainda pela manhã justamente quando a pessoa acorda, lembrando que isso acontece justamente porque a concentração de álcool no sangue realmente acaba diminuindo durante o sono.
Desta maneira entre os principais sintomas que são desenvolvidos pela pessoa que está em abstinência alcoólica são os seguintes:
- Alucinações;
- Febre;
- Vômitos intensos;
- Insônia;
- Agitação;
- Anorexia e demais distúrbios alimentares;
- Taquicardia;
- Convulsão;
- Ataques de pânico;
- Hipertensão;
- Depressão;
- Nervosismo;
- Irritabilidade;
Esses são apenas alguns sinais de abstinência, dependendo do paciente o problema pode ser ainda maior do que o esperado, por isso é preciso que haja abstinência alcoólica tratamento.
Entendendo o tratamento para abstinência alcoólica
O ideal para o tratamento é que o paciente passe pela avaliação de médicos podendo ser de hospitais, ambulatórios ou até mesmo clínicas de recuperação, tal como a Clínica de Recuperação Grupo Casoto.
Nosso método de tratamento é completo e atualizado, proporcionando um tratamento que abrange a área psicológica, física, mental, e social dos nossos pacientes. Restaurando princípios familiares e valores para que os dependentes químicos e alcoólatras tenham novamente a capacidade e a força de vontade para permanecerem sóbrios.
Fernando Casoto que hoje conta com mais de 75 unidades espalhadas pelo Brasil, a nossa oferecemos diversos tipos de tratamentos que são focados em atendimento humanizado e métodos inovadores para conseguir os melhores resultados.
Dessa forma, a equipe de psicólogos, médicos, enfermeiros, terapeutas e nutricionistas da nossa clínica estão preparados para atender aos mais diversos tipos de casos e auxiliar a família, quanto o paciente de álcool, em todas as suas etapas.
Além do mais, claramente os objetivos para o tratamento da abstinência são bem claros e simples, sendo que a ideia inicial é diminuir muito os sintomas da mesma, prevenir quaisquer possibilidades de complicações para a saúde e até mesmo fazer com que o paciente realmente não sinta mais vontade de beber.
Além disso, o objetivo final é preparar esse paciente para que o mesmo consiga continuar seu tratamento sozinho, sem maiores necessidades de intervenções médicas de qualquer tipo.
Caso o paciente da abstinência alcoólica esteja em um estado muito grave, o mesmo certamente deverá ser internado, sendo que uma medicação intravenosa pode ser realizada para estabilizar inicialmente.
Porém, caso o médico responsável pela avaliação perceba que pode confiar no paciente e que os sintomas não são tão graves, então o mesmo pode permitir que o paciente acabe prosseguindo seu tratamento fora das clínicas de reabilitação ou hospitais.
Caso o paciente seja liberado para realizar o tratamento em sua residência, o mesmo deverá comparecer ainda em todas as consultas agendadas, assim como deverá comparecer nas reuniões e terapias em grupos e individual.
Entre as clínicas de recuperação existe o Grupo Casoto, que foi fundado por Fernando, a família ou o dependente pode comparecer na unidade mais próxima e solicitar uma avaliação multidisciplinar para realizar uma internação de dependentes químicos e alcoólatras em todos os estados do Brasil.
Canais Oficiais: