SE VOCÊ TEM IMÓVEIS LOCADOS, VEJA O QUE A HOLDING PODER FAZER
Benjamin Franklin, lá no século XVIII já dizia que: “Existem dois tipos de pessoas numa nação: aqueles que pagam seus impostos e aqueles que recebem e vivem dos impostos.”
Essa é uma dura realidade que temos que lidar, ou seja, os impostos existem por expressa determinação legal e temos que pagá-lo.
Mas o que nosso processo educacional omite é que temos escolhas dentro do caminho chamado “pagar impostos”.
Não escolhas em pagar ou não, mas sim em pagar mais ou menos.
Esse processo de escolhas tem um nome técnico: chama-se ELISÃO FISCAL.
Infelizmente a maioria das pessoas pensa que o pagamento de tributos é uma maneira “fechada” e sem “opção” que incide sobre todos nós, não havendo margem para pagar mais ou menos.
Na prática, as pessoas tocam suas vidas normalmente e esperam passivamente e sem qualquer planejamento prévio a notificação do fisco para pagar seu tributo.
Quem age assim não conhece a Elisão Fiscal e perde uma grande oportunidade de pagar menos impostos.
Isso acontece porque a maioria das pessoas só conhece a Evasão Fiscal, amplamente divulgada pela mídia e indústria cinematográfica que é conhecida popularmente como sonegação. Ao deixar de recolher um tributo ou criar mecanismos fraudulentos para se evitar o tributo, a pessoa ou a empresa descumpre a lei, recebe multas. Isso é crime. Por isso tanto destaque na mídia.
Mas o que pouco se fala é sobre a Elisão Fiscal que consiste em práticas lícitas e inteligentes que pode trazer boas oportunidades de redução dos impostos.
Quer um exemplo prático de Elisão fiscal?
Um Holding Familiar é uma excelente estratégia de Elisão Fiscal para quem possui imóveis de aluguel.
Além da proteção patrimonial e da eficácia sucessória (inexistência de inventário na morte do patriarca/matriarca), para quem possui imóveis de aluguel, a Holding proporcionará também uma redução da carga de impostos sobre os aluguéis.
Veja bem: quando você decide investir em imóveis, a tributação desses aluguéis é determinada pela Lei, mas a forma e o quanto de tributação pode ser variável de acordo com a sua “ESCOLHA”, ou seja, com a estratégia tributária que irá adotar.
Geralmente o peso das escolhas erradas é muito caro.
Mas a escolha por uma Holding Familiar para quem tem imóveis de locação é absolutamente mais vantajoso do que a escolha em seguir a “manada”.
Eduardo Campadeli | Advogado
Telefone: (35) 98876-5669
Escritório Virtual: https://eduardocampadeli.com.br