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segunda-feira, 24 de junho de 2024

A estratégia de questionários na análise didática

O presente artigo visa mostrar a aplicação de entrevistas enquanto procedimento de coleta de dados, comumente usadas nos estudos que abrangem o apanhado de muitas informações, da mesma forma o seu emprego nos estudos de natureza qualitativa. Aqui, escolheu o delineamento espacial do trabalho, desse método, principalmente, dirigido para trabalhos de conclusão de cursos de graduação. Este artigo objetiva mostrar a importância do estudo na construção do conhecimento e ressaltar a necessidade de tornar coletivo e transmitir este conhecimento entre os alunos de graduação como maneira de entender, colaborar e intervir efetivamente. Soma-se a isso, a partir do reconhecimento verificado pelo autor quando no auxílio no desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso, a necessidade de expor a importância da escolha apropriada do método de coleta de dados para o alcance dos resultados almejados. Procura, também, mostrar que a entrevista é um procedimento muito acessível e significativo para ser usado quando se trata de problemas cujos propósitos de estudo representam assuntos de natureza prática, incluindo ideias, posicionamentos e escolhas dos pesquisados. Nesta perspectiva, procura-se ressaltar a maneira pela qual são engendradas as perguntas da entrevista, atentando-se para o conteúdo, número e ordem das questões, em razão de que as perguntas são as responsáveis pela obtenção dos resultados e o avanço dos trabalhos. Esta pesquisa baseia-se em autores que lidam com a questão.

Palavras-chave: Entrevistas. Coleta de dados. Estudos. Graduação.

Autor:

Everton S. Chagas, Químico, Contabilista, Teólogo, Licenciado em letras.

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