Contratações locais e expansão dos negócios também estão em alta
Com colaboração de Eduardo Negrão
De acordo com a recente pesquisa InterNations Expat Insider, o México é o principal destino para expatriados, superando a Espanha, o Panamá, a Malásia e Taiwan, que ocupa o primeiro lugar. Outra potência latino-americana, o Brasil, também superou a forte concorrência da Finlândia, de Luxemburgo e da Austrália para ocupar o décimo quinto lugar. Por se tratarem de dois destinos extremamente desejáveis (o México está classificado entre os cinco primeiros desde a realização da primeira pesquisa, em 2014), ambas as economias mostram um crescimento robusto. Os destinos de “Nearshoring”, México e Brasil, também estão atraindo a atenção de empresas multinacionais, em particular, as que buscam contratar talentos locais e estabelecer novos escritórios. Então, a pergunta é: será que está na hora de sua empresa expandir seus negócios no México ou no Brasil?
“Os dois países são famosos por fazerem grande parte do trabalho econômico do continente latino-americano”, comenta Jaime Bustamante, Desenvolvedor Regional de Negócios, do Mauve Group.”No entanto, com esses locais apresentando um crescimento econômico mais forte do que o esperado, juntamente com uma reputação cada vez melhor entre os expatriados, esperamos que o investimento e a expansão continuem ao longo de 2024.”
Entretanto, Jaime informa que cada país tem suas próprias características e pontos a serem considerados. Embora o Brasil tenha a maior economia da América Latina, a do México é mais diversificada, com um setor de TI particularmente atraente e de rápido crescimento. De fato, o setor de TI do México é o maior da América Latina, com as cidades de Monterrey, em Nuevo Leon, em Guadalajara, em Jalisco, sendo chamadas de “Vale do Silício da América Latina”. Monterrey foi recentemente classificada como a cidade no México que oferece maior qualidade de vida, de acordo com o Mercer Quality of Living City Ranking 2023, enquanto Guadalajara também está bem classificada entre os profissionais expatriados.
Os mexicanos também falam espanhol, uma espécie de língua franca muito usada nos Estados Unidos e na América Latina. No Brasil, de língua portuguesa, as empresas têm acesso a um enorme mercado interno e a uma das verdadeiras megalópoles do Sul Global, São Paulo.
Maior cidade das Américas e dos hemisférios sul e oeste, São Paulo e sua capital abrigam mais da metade das instituições financeiras do país e uma proporção semelhante de empresas de serviços, TI, saúde e educação. O Brasil também é o líder em startups da América Latina e está entre os cinco principais países do mundo com a maior taxa de startups. Possui mais unicórnios do que Singapura, Japão e Austrália, e produz consistentemente inovações nas áreas de AgTech, EdTech e FinTech.
“O México pode ser melhor caracterizado por alguns dos centros tecnológicos mais desenvolvidos e atraentes do mundo, como Monterrey e Jalisco, que agora abrigam milhares de empresas internacionais e centenas de milhares de profissionais altamente qualificados. Já o Brasil é melhor representado pelo Nubank, a inovadora startup de fintech que apresentou um crescimento astronômico para se tornar não apenas um dos maiores bancos da América Latina, mas o maior neobanco do mundo”, explica Jaime Bustamante. “Ambos oferecem muito para uma empresa internacional que deseja se expandir, é uma questão de decidir se você prioriza a proximidade com os Estados Unidos e uma força de trabalho altamente qualificada, ou um país com reputação de ser incubador de inovações e que lidera o caminho com novas ideias e aplicações”, finaliza.
Eduardo Negrão é jornalista e escritor – @prof.eduardonegrao