Hoje, não podemos mais falar apenas em mudanças e tendências anuais, a transformação digital tem tido avanços cada vez maiores e em tempos cada vez mais curtos. O marketing é uma das áreas com maiores mudanças, com o foco cada vez maior nos hábitos do consumidor e em um atendimento personalizado.
Estamos há mais de um ano em pandemia e existem dados suficientes para mostrar que as pessoas têm passado mais tempo no celular e até mesmo compram mais pelo mobile do que em anos anteriores.
Segundo dados do Finances Online, as maiores motivações para prender a atenção de alguém ao mobile marketing são a familiaridade com a marca e o interesse na criatividade do conteúdo observado.
Tendências do mobile marketing
Portanto, os conteúdos tendem a ser cada vez mais focados em assuntos que estão em alta, mas também em um marketing localizado. A tendência é que o conteúdo social e direcionado para dados demográficos que são o alvo daquela campanha, aumentem.
Outra tendência que cresce a cada ano nas redes sociais e irá aumentar no mobile marketing é o uso de conteúdo em vídeo. De acordo com especialistas, estima-se que os vídeos representam 82% de todo o tráfego de consumidores na internet em 2022.
As tecnologias que tendem a entrar no processo de experiência do consumidor de mobile marketing são a realidade virtual e a realidade aumentada. Existem muitos dispositivos móveis hoje que possuem experiências de realidade virtual e acessórios para aumentar essa experiência.
Então as empresas que criarem conteúdo para esse mercado sairão na frente no mobile marketing e podem conquistar uma fatia de mercado que ainda pouco foi explorada. Por exemplo, há marcas que mostram os móveis da sua loja em um ambiente de tamanho real para que a pessoa possa ver como ficará a decoração de determinado ambiente.
Esse tipo de conteúdo nos celulares tem atraído muitos consumidores pela experiência e ganhado muitos adeptos.
A transformação digital tem atingido uma parcela cada vez maior do mercado, seja por parte de grandes e médias empresas, mas também pelas pequenas, e quem não se atualizar, pode começar a perder muitos consumidores para marcas que melhorem a experiência do cliente e proporcionem conteúdo no mobile que seja direcionado e de qualidade.
Autor:
Bruno Niro, especialista em marketing digital com experiência há mais de 12 anos no setor.