60 restaurantes participam do evento gastronômico que acontece entre os dias 03 de novembro e 10 de dezembro
Desfrutar da boa gastronomia por um valor justo e acessível. Essa é a proposta da Rio Restaurant Week, que chega à sua 26ª edição, entre os dias 03 de novembro e 10 de dezembro, em 60 restaurantes do Rio de Janeiro. Desta vez, o evento apresenta o tema “Biomas Brasileiros” e convida os chefs a criarem menus com ingredientes nativos que valorizam a riqueza e a biodiversidade dos diferentes biomas presentes no Brasil.
“A ideia é explorar os sabores que vão da Amazônia aos Pampas, envolvendo seus costumes e tradições em uma Jornada Gastronômica rica em sabores e aromas do Brasil”, explica Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week. O cliente, por sua vez, além da experiência, movimenta o setor e fomenta a rica cultura gastronômica do país.
A cozinha brasileira é grandiosa, suas receitas mesclam cultura, condições geográficas, climáticas, técnicas de conservação e preparo, passada de geração a geração, uma riqueza de informações.
O tour gastronômico é o momento ideal para o público curtir restaurantes que gostaria de ir, mas que em um período normal ficam acima da média financeira. Durante o festival, as casas participantes criam um menu especial para a ocasião, com entrada + prato principal + sobremesa, em três categorias diferentes: Tradicional, Plus e Premium.
“Procuramos fazer a Restaurant Week sempre mais completa para o consumidor e, desta forma, construir pontes e elos com os restaurantes. Agregar a experiência aos sentimentos, à estética, ao repertório, à linguagem e à expressão que a quarta arte pode nos proporcionar, é também uma oportunidade para construir experiências mais prazerosas para o público”, destaca Reis.
Essa edição segue o padrão de valores fixos para cada menu. No tradicional, o almoço custa R$54,90 e o jantar R$69,90, já no plus, o almoço sai a R$68,90 e o jantar custa R$89,90. Na categoria premium, sai por R$89,00 o almoço e R$109,00 o jantar. Em todas as categorias sugerimos a doação de R$2 para o Gastromotiva. Os restaurantes participantes oferecem duas opções de cada item, para que o cliente escolha a de sua preferência. Bebidas, couvert e serviço não estão inclusos no valor.
AS AÇÕES COM OS PATROCINADORES
A CAIXA e Visa, oferecerão uma ação exclusiva para os clientes dos cartões CAIXA Visa, – que poderão curtir o festival com uma semana de antecedência, de 03 de novembro a 09 de novembro – e, para melhorar, com direito a desconto de R$10 reais em restaurantes Plus e Premium.
“É uma grande satisfação apresentar, em parceria com a Visa, a Rio Restaurant Week e poder proporcionar aos clientes dos cartões CAIXA Visa a experiência de uma semana exclusiva para degustar os menus especiais do festival.”, declarou Maria Cristina Farah, Vice-presidente da CAIXA.
“Na Visa, sempre buscamos estabelecer parcerias que ofereçam aos consumidores as melhores experiências possíveis, nos mais diversos momentos de sua vida, e a Rio Restaurant Week é uma oportunidade de ofertar um benefício que promove a diversidade cultural da cidade por meio da gastronômica”, conta Rodrigo Bochicchio, diretor executivo de Marketing da Visa do Brasil.
Já a Baden Baden, parceira de outras edições da Rio Restaurant Week, preparou uma curadoria de rótulos especialmente selecionados para harmonizar com os menus apresentados no decorrer do mês.
“Acreditamos muito na parceria com a Restaurant Week, pois a Baden Baden oferece diferentes estilos que permitem a harmonização com pratos leves, complexos e até mesmo com sobremesas. E, além disso, Baden Baden é a alternativa ideal para harmonizar momentos com pessoas queridas, transformando ocasiões cotidianas em especiais. Esperamos oferecer uma experiência de consumo única aos consumidores, através da variedade e qualidade do nosso portfólio, comenta Ilana Lencastre, gerente de marketing das cervejas Craft do Grupo HEINEKEN no Brasil.
A proposta da Prazeres da Europa | Queijos da França para a 26ª edição, foi que cada restaurante montasse pequenas tábuas de degustação como primeira etapa do menu da Rio Restaurant Week que será servida antes da entrada. A curiosidade é que os queijos sempre virão em número ímpar, seguindo a tradição francesa: uma pessoa, três tipos de queijos; duas pessoas, cinco tipos de queijos; quatro pessoas, sete tipos de queijos.
“Em nosso segundo ano de campanha, Prazeres da Europa – Queijos da França patrocina novamente a Brasil Restaurant Week em algumas cidades, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Campos do Jordão.”
Desta vez, a experiência do consumidor passará pela degustação dos queijos europeus de origem francesa in natura, em tábuas de aperitivo. É uma excelente oportunidade para reconhecer a tradição e a expertise que existe por trás de cada queijo, que vão desde os já conhecidos dos brasileiros, como o Brie, o Camembert e o Emmental. Mas também alguns sabores menos conhecidos, como o Bleu d’Auvergne ou o Mimolette, entre outros”, comenta Charles Duque, diretor do CNIEL (Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira da França) para as Américas, órgão responsável pela campanha, que é cofinanciada pela União Europeia.
Para fechar as ações, alguns restaurantes irão contar com receitas e sobremesas elaboradas com a Rap 10 de chocolate.
“É uma grande satisfação estar presente em um festival como a Restaurant Week, que cria tantas oportunidades e acessos à boa gastronomia, a versão tradicional vai brilhar nas entradas e o nosso lançamento, o novo Rap10 Chocolate sendo estrela das sobremesas. Este novo sabor, além de reiterar a versatilidade Rap10, foi desenvolvido especialmente para compartilhar com amigos e família, promovendo uma experiência criativa e saborosa”, celebra Vitor Ibanez, gerente de marketing categoria Snacks Salgados e Tortilhas da Bimbo Brasil.
Tanto a ação da Prazeres da Europa como da Rap10 acontecerá exclusivamente em alguns restaurantes.
Apoio do SindRio
O Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), que traz a missão de contribuir de forma permanente para a melhoria do ambiente de negócios neste segmento na Cidade, é o apoiador oficial da Rio Restaurant Week.
“Eventos como a Restaurant Week são muito importantes para a gastronomia local, pois ajudam a trazer novos consumidores para as casas participantes e promovem experiências gastronômicas que contribuem com o desenvolvimento do setor. Para o SindRio é um prazer poder apoiar iniciativas como esta”, afirma Sérgio Abdon, Diretor Executivo do Sindicato.
Sobre a Restaurant Week Brasil:
Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 16 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo o mercado gastronômico em período de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.
Responsabilidade social:
A responsabilidade social é uma das marcas da Restaurant Week. O evento promove incentivo social que, nesta edição, é direcionado ao Gastromotiva, organização sem fins lucrativos que transforma, através da educação, articulação comunitária, combate à fome e ao desperdício, com a contribuição adicional de R$2,00 na conta. A doação é opcional e o valor é acrescido à conta final do cliente. Conheça mais @gastromotiva.
Praticidade online:
Os comensais podem contar, também, com uma plataforma online, a Maître, de reservas para os restaurantes, que pode ser acessada diretamente no site do festival – www.restaurantweek.com.br. Para os menus Premium, a reserva é obrigatória.
Serviço:
26ª Edição Rio de Janeiro Restaurant Week
Data:
Semana Exclusiva CAIXA/Visa: 03 a 09 de novembro
Festival: 10 de novembro a 10 de dezembro
Valores:
Menu Tradicional: Almoço R$ 54,90 e Jantar R$ 69,90
Menu Plus: Almoço R$ 68,90 e Jantar R$ 89,90
Menu Premium: Almoço R$ 89,00 e Jantar R$ 109,00
Conheça os restaurantes participantes e menus no site: www.restaurantweek.com.br e fique por dentro das novidades @restaurantweekbrasil
Restaurantes participantes:
Artesan
Banana Jack – Shopping Uptown
Bar do Adão – Shopping Uptown
Bistrô Ouvidor
Bottega 73 Bistrô
Cantinho do Pará – Shopping Uptown
Casa Del Mar – Shopping Uptown
Casa Graviola – Leblon
Casa Graviola – Niterói
Ceviche da Fabi – Shopping Uptown
Cidade Imperial – Shopping Uptown
De Copa
Didier
Ella Pizzaria
Esfumaçado
Ferreirinha – Leblon
Flora
Futura Café
Gabriela Gourmet
Gruta do Bacalhau – Shopping Uptown
Gugut
Jack the Burguer – Shopping Uptown
Jappa Da Quitanda – Copacabana
Jappa Da Quitanda – Ipanema
Jappa Da Quitanda – Niterói
La Parrilla del Uruguay – Shopping Uptown
La Plancha Brasa – Shopping Uptown
Loire Bistrô
Maguje
Mangue Seco
Marinho Atlântica
Masserini Osteria di Mare
Matuto Nordestino – Shopping Uptown
Mundo Mineiro
Oki Oki
Pappa Jack – Shopping Uptown
Parla Trattoria
Pato com Laranja
Peixoto
Sabores de Gabriela
San Pietro – Shopping Uptown
Santo Scenarium
Serrado Vinhos e Bistrô
Tio Ruy – Gavea
Tio Ruy – Olegário
Tio Ruy – Shopping Uptown
Tio Ruy Cozinha Afetiva – Shopping Uptown
Tragga del Mar
Tragga Humaitá
Tragga Vogue
Vino! Botafogo
Vino! Cidade Jardim
Vino! Copacabana
Vino! Flamengo
Vino! Ipanema
Zazá Bistro Tropical
Zazá Travessa – Ipanema
Zazá Travessa – Leblon
Autora:
Mikaela Souza