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quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Suco, néctar e refresco: qual a opção mais saudável?

Embora alguns pareçam suco e mostrem a foto ou desenho de uma fruta, é no rótulo que o consumidor identifica os detalhes da composição dos produtos, além de encontrar a informação nutricional

Entre diversas opções no mercado na hora de comprar uma bebida, qual será a melhor decisão? Na busca por produtos nutritivos e saudáveis, o consumidor deve ficar muito atento ao escolher entre suco, néctar e refresco na gôndola do mercado. A principal diferença entre eles é a concentração de polpa de fruta ou de vegetais presentes na bebida. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA), existe a necessidade de apresentar na embalagem qual é a classificação do produto, juntamente com a porcentagem de polpa. O suco é aquele que apresenta 100% do suco da fruta. Já o néctar tem aproximadamente de 30% a 50% e o refresco tem de 5% a 30% de suco da fruta. Ambos podem ser acrescidos de açúcares e outros aditivos.

Para um público mais preocupado com a saúde, os sucos 100% se tornaram uma categoria prioritária nas compras. Uma pesquisa realizada pela Nielsen mostrou que 38% dos brasileiros estão interessados em bebidas com benefícios vindos de ingredientes naturais. No varejo, a saudabilidade já é uma realidade, inclusive com as gôndolas dedicadas a esses alimentos e bebidas.

suco é uma bebida não fermentada, não concentrada e não diluída. Deve possuir 100% de fruta. O néctar é um produto diluído e adoçado, possui fruta, água e açúcar ou adoçante. O refresco é uma bebida diluída, com suco de fruta, polpa ou extrato vegetal, podendo ser acrescido de açúcares, corantes e aromatizantes artificiais. Em comparação ao suco e ao néctar, o refresco é o que apresenta menor teor nutritivo.

“Na busca por uma alimentação mais saudável, é essencial entender a diferença entre suco, néctar e refresco. O suco natural é a escolha mais nutritiva, pois mantém intactos os nutrientes essenciais da fruta, como vitaminas, minerais e fibras. Além disso, a pasteurização adequada prolonga a vida útil da bebida, mantendo-a segura para consumo e preservando suas qualidades nutricionais. Tanto o néctar como o refresco, em comparação com o suco natural, oferecem menos benefícios nutricionais. Evitar adição de açúcares é fundamental, pois o excesso pode contribuir para problemas de saúde como obesidade e diabetes. Optar por sucos naturais, sem adição de açúcares, ajuda a manter um estilo de vida saudável, fornecendo nutrientes vitais”, reforçou Dereck Oak, nutricionista clínico e esportivo.

A embalagem deve sinalizar a diferença entre suco, néctar e refresco. “Existem duas formas simples do consumidor identificar o suco feito somente com fruta: através da nomenclatura oficial que aparece no rodapé do rótulo, na parte frontal, bem como o destaque “100% SUCO” que só pode ser usado nestas bebidas. Cada um tem suas características, mas o visual das embalagens são parecidos e podem gerar confusão”, diz Vivian Ramirez, head de marketing da Xandô.

Com mais de 40 anos de tradição em levar o melhor da Fazenda para a mesa do consumidor, a Xandô atua nesta categoria desde 1997 e está no topo do segmento sucos 100%.

O DNA da Xandô sempre foi oferecer sucos naturais e saudáveis e o consumidor vem buscando cada vez mais por esses benefícios em seu dia a dia. Hoje o portfólio conta com 8 sabores refrigerados e 1 não-refrigerado. As últimas novidades foram o Suco Verde 900ml, prático e funcional, com ingredientes que possuem propriedades antioxidantes, fortalecem o sistema imunológico, auxiliam no metabolismo, podendo retardar o processo do envelhecimento e proteger o organismo contra diversas doenças; o Suco de Goiaba, que é igualzinho feito em casa, com a cremosidade e o sabor delicioso da fruta; e o Suco de Uva não-refrigerado 900ml, feito apenas com as uvas da variedade Isabel, ricas em antioxidante, que são colhidas das melhores parreiras do Rio Grande do Sul. Através da tecnologia “hot fill” (envase à quente), a empresa conseguiu levar todo o seu frescor e naturalidade também para a gôndola ambiente, onde está o maior fluxo de consumidores.

Segundo pesquisa Varejo 360°, 74% do mercado de sucos comercializados no país é ambiente (ou não-refrigerado), e destes, 49% é 100% suco (feito apenas com a fruta), ou seja, mesmo o tradicional consumidor desta categoria vem se tornando cada vez mais exigente em relação à naturalidade do que consome.

“Intensificamos nossos esforços para oferecer mais benefícios. Todos esses lançamentos reforçam a naturalidade da Xandô e ampliam a variedade no dia a dia do consumidor” comenta Vivian Ramirez.

Sobre a Xandô

Há mais de 40 anos, a Xandô leva a fazenda para a sua mesa. Hoje a marca éreferência em leites tipo A e sucos 100%.

Em 1982, a Laticínios Xandô foi fundada dentro da Fazenda Colorado (F.C.), que é a maior produtora de leite do Brasil e foi pioneira na conquista das certificações de Biosseguridade | CERTBIOS, que garante a manutenção da saúde do rebanho e consequentemente a segurança alimentar ao consumidor; e Bem-Estar Animal | QIMA-WQS, que garante as 5 liberdades aos animais.

Em 1997, a marca expandiu sua atuação para sucos integrais, sem açúcar, conservantes e aditivos. A primeira fruta foi a laranja, vinda dos diversos pomares próprios da F.C., mas atualmente o portfólio conta com oito sabores.

Recentemente, a marca inaugurou sua presença nas categorias de queijos e manteigas, ambas com produtos diferenciados e muito nutritivos, mantendo o seu DNA original.

Acesse: https://www.xando.com.br/

Redes sociais: @xandobrasil

Autora:

Marcela Martinez 

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