Com o objetivo de tornar a experiência gastronômica completa para quem não enxerga, a Chef Bianca Eloi, da Bi Pães Artesanais, criou um cardápio acessível. O intuito é dar autonomia e colaborar com a qualidade de vida de pessoas com deficiência visual. A iniciativa será lançada durante o evento “Grafite para cego ver”, da Casa da Ciência da UFRJ, no dia 19 de outubro.
O cardápio é acessado por meio de um QR Code. Assim que escaneia o código, abre uma audiodescrição de tudo o que está no menu, como opções de lanche, valores, além da descrição das imagens e fotos.
Segundo Eloi, a intenção é tornar o menu legível e permitir que a pessoa com deficiência possa ouvir os dados relacionados ao item em questão, através do recurso de acessibilidade do celular sem necessitar de internet. O código também apresenta um hiperlink que fornece as informações em áudio com voz robótica com a audiodescrição.
A gastrônoma diz que a proposta é fornecer experiências culinárias para todos, sem restrição. “O prazer de comer deve ser para todos, e dar autonomia de escolha e bem-estar é a minha missão”.
O cardápio acessível foi construído com a ajuda da Profª Verônica de Andrade Mattoso, como audiodescritora roteirista; de Aparecida Pereira Leite, como audiodescritora consultora; e Márcio José Felipe, como consultor em Experiência do Usuário e em Acessibilidade Digital. “Aparecida e Márcio são pessoas com deficiência visual. A participação deles foi fundamental para avaliar e tornar o projeto acessível”.
GRAFFITE PARA CEGO VER
Lançamento do Cardápio Acessível, da Bi Pães Artesanais
Local: Casa da Ciência UFRJ, Rua Lauro Muller número 3
Dia: 19/10/2023
Horário: Das 09h às 20h
Autor:
Tiberius Cesar Drumond