Nesta próxima quarta-feira (18/10), de 9h às 11h30, a Universidade Candido Mendes (UCAM- Ipanema, na Rua Joana Angélica, 63), receberá a visita inédita do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), que dará palestra gratuita sob o tema “Em defesa dos nossos direitos: planos de saúde e outros setores”. O encontro é aberto ao público, que contará com associados e apoiadores do Rio de janeiro. Em 2023, o IDEC informa que 30,77% dos atendimentos no Rio de Janeiro foram sobre problemas com planos de saúde, embora as questões de saúde no Brasil apontem para a casa dos 23,63%, números preocupantes, principalmente na capital carioca. Inscreva-se pelo formulário e garanta a sua vaga! 👉 bit.ly/encontro-idec-rj
O IDEC tem a missão de orientar, conscientizar e defender a ética na relação de consumo e, sobretudo, lutar pelos direitos de consumidores-cidadãos. Aproximadamente, no Brasil, há 8 milhões de pessoas associadas a algum plano de saúde individual e familiar, o que corresponde por aproximadamente 16% dos 50,6 milhões de consumidores de planos de assistência médica no país, segundo Agência Nacional de Saúde (ANS).
As reclamações dos brasileiros contra os planos de saúde estão muito evidenciadas nas recentes pesquisas do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.
E as queixas são muitas, decorrentes de erros de contrato, de valores cobrados acima do combinado na negociação e, principalmente, de reembolso. “A correção anunciada pela ANS foi quase 67% maior do que o valor da inflação acumulada em 2022”, explica o IDEC.
Autor:
Alberto Corona
Sempre ótima matérias