24.7 C
São Paulo
domingo, 21 de abril de 2024

Velório encerrado, viúvas nervosas, defunto aliviado.

Os quadrigêmeos Gabriel, Rafael, Miguel e Salatiel, safra 1946, estudaram na mesma classe e mantiveram-se unidos por décadas, até que um dia o quarteto se desfez: Salatiel finou-se! O caçula dos “anjinhos” findou a temporada terrena na véspera de completarem 78 anos.

Gabriel e Rafael chegaram à Casa Funerária antes de Adalgiza, a Dal, ex-aluna daquele mesmo colégio, agora estreando no papel de viúva. À época, todos tinham a mesma idade, mas hoje Dal é bem mais nova do que eles, claro! 

Wanda e Fatah Lismo, esposas de Gabriel e Rafael, chegaram em seguida. As irmãs não usam o Uber porque não conhecem os motoristas. Tem muito tarado na praça! Preferem Renan, taxista jovem, forte e confiável. Ninguém entrou na sala onde jazia o que restou de Salatiel. É falta de consideração ver o morto sem a viúva por perto. Miguel deve se atrasar. Recém separado e daltônico, demora para encontrar meias da mesma cor. Gabriel e Rafael serviram-se de chá e torradas, sentaram-se na antessala e relembravam os velhos tempos enquanto as esposas  organizavam remédios, receitas e bulas nas respectivas nécessaires.

  • Se eu morrer primeiro, o Gabriel não dura 3 meses! – disse Wanda Lismo. Ele saca vários comprimidos da cartela, fora de ordem e confunde todos.
  • E o Rafael, então. Cada dia pior!  – disse Fatah Lismo. Comprei remédio para a memória, mas ele esquece de tomar, isso quando lembra onde guardou.
  • Ele também se recusa tomar remédio para disfunção erétil?
  • Sim. Diz que tem muita contraindicação. Está sempre cansado e não fazemos sexo há anos!
  • Frouxos. Todo mundo usa, sem problemas. Mas é tanto remédio que até confunde mesmo!
  • Por isso baixei o aplicativo ACDC.
  • Daquela Banda de rock?
  • Não. ACDC: Administre Corretamente a Dose Certa. Serve para cadastrar remédios e lembrar dia e hora de tomar. Você devia experimentar.
  • Interessante! É grátis? É fácil de usar?
  • Maninha, hoje em dia, ou é bom, ou é grátis!

Wanda explicou que o cadastramento é demorado: nome, princípio ativo, indicação, composição, posologia. Levou uma semana só para cadastrar os analgésicos, até que o neto disse que basta escanear o QR Code e depois completar com a orientação médica.

  • Interessante. Você está usando?
  • Claro, mas confio mais nas minhas anotações no papel. É mais seguro.
  • O Gabriel também usa esse aplicativo?
  • Sim, mas ele é muito atrapalhado. Uma vez tomou laxante em vez de vitamina. Fomos caminhar no parque e ele deixou rastro de destruição. Fingi que não o conhecia e voltou a pé. Foi hilário!

Com o avançar da hora, o velório lotou: parentes, amigos, vizinhos, uma desconhecida e quatro moçoilas muito maquiadas que não se encaixavam perfil do grupo. Ninguém se incomodou com tais presenças porque o doutor Salatiel era um ginecologista com muitas pacientes. Dal ainda não tinha chegado. Estaria abalada por conta da terrível perda?

Uma hora depois, Gabriel e Rafael resolveram dar uma olhada no finado. Tenso, expressão preocupada, nariz torcido, cara de quem queria dizer algo. Quando viram Dal e as moçoilas se aproximando, vazaram. A viúva, com sangue nos olhos, estava acompanhada de Britney, sua sobrinha piriguete e advogada recém formada. Wanda e Fatah Lismo foram abraçar a cunhada, mas Dal estava furiosa:

  • 53 anos de casamento! Bastou o pestilento morrer para aparecer uma amante e duas filhas, todas querendo parte da herança. E o infeliz já é avô!

Falou alto, para que todos escutassem. As moçoilas abordaram a advogada, que conhecem da night, e as cunhadas convenceram a viúva oficial a tomar chá de camomila. O finado, em vez de empalidecer feito estátua de cera, avermelhou-se como visita que soltou pum barulhento na sala de jantar. Todos comentavam a novidade com Oh!, cabeças em negação, risos contidos, tapas na testa. Ninguém imaginava o pacato doutor Salatiel com amante, filhas e um neto fora do casamento. Wanda e Fatah consolavam Dal e buscavam pelos maridos para contar a fofoca.

Como desgraça pouca é besteira, Britney disse à tia viúva que o finado bancava o apartamento daquelas mulheres, com contrato de aluguel em seu nome, atrasado e sob ameaça de despejo. Queriam saber se Gabriel, Rafael e Miguel arcariam com as despesas. Afinal, elas prestaram bons serviços aos irmãos por vários anos. A advogada soube pelas miguchas que as reuniões do Partido, nas terças e quintas, eram festinhas no apartamento. O doutor distribuía Viagra, mas por causa da idade, proibiu os irmãos de usarem novamente em casa. Só dois por semana!

Miguel encontrou Gabriel e Rafael no estacionamento. Amante de Britney há anos, ele estava a par de tudo e sugeriu sumiço geral até a poeira baixar. O velório esvaziou e todos se foram sem dar o último adeus ao doutor Salatiel, cuja foto foi muito cuspida e teve bigode, cavanhaque, óculos e chifrinhos desenhados com batom barato. Dal viajou com a namorada. Wanda e Fatah saíram com Renan e outro taxista. As moçoilas tentavam fisgar os coroas desacompanhados e os irmãos assistiam a tudo do bar. 

O Pastor recusou-se a encomendar o corpo. Disse que já tem anjo com esse nome no céu e o destino do finado é outro endereço. Findo o velório, não houve cortejo fúnebre e foi preciso pedir ajuda para desembarcar o esquife. Antes de entregar o corpo, o agente funerário levantou a tampa do caixão para conferir. O semblante do defunto pareceu bem mais aliviado! Vai em paz, grande herói. Vida que segue!

Laerte Temple
Laerte Temple
Administrador, advogado, mestre, doutor, professor universitário aposentado. Autor de Humor na Quarentena (Kindle) e Todos a Bordo (Kindle)

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio