23.2 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Picanha & Chope X Alface & Água Mineral: o duelo do século.

Seu Nagib completou 69 anos, firme e forte. Viúvo recente, aposentado, excelente situação financeira, filhos encaminhados, ele não gosta de comemorar aniversários. Só uma pizza em família e olha lá! Porém, Zilda, Dulce e Aurora, da turma do GIP – Grupo Idosos e Perigosos, resolveram fazer uma festa surpresa, coisa que ele também não gosta. Não era exatamente surpresa, uma vez que elas se auto convidaram para sábado à noite, 18 h. Levariam comidinhas e bebidinhas, tudo no diminutivo. Nagib tentou pular fora, mas não conseguiu. 

  • Jessie, 18 horas é noite? Para mim é algo entre o fim da tarde e início da noite. Está mais para pós-entardecer ou pré-anoitecer.
  • Gi (ela tem esse grau de intimidade), dependendo da idade, para algumas pessoas, 18 horas já é noite e 22 horas é tarde da noite.

Jessie é campeã de dança de salão, chef de cozinha, personal trainer e assessora para assuntos aleatórios. Cuidou da esposa dele por anos e hoje o acompanha em passeios, viagens e jantares. Quando Nádia era saudável, o casal saia lá pelas 21h para jantar e dançar. Após enviuvar, Nagib deu um tempo com a dança e passou a frequentar o GIP. Ainda joga pôquer, toma cerveja com os amigos e aos sábados não volta para casa antes das 2 da madrugada. Se elas chegarem às 18, pensou, talvez vão embora antes das 21. Nem tudo está perdido.

O problema é que as doidas postaram a festa no “grupo das meninas” – a caçula com 62 anos – e comentaram com os rapazes do Clube (66 anos e contando). O número de “convidados” passou de 20. Nagib mora numa ampla casa e recebeu bem todo o grupo. Para reforçar sua defesa, convocou Jessie, os primos Fernando e Shirley, mais Alípio, Agenor e Durval, da turma do pôquer, e outros amigos. 

As meninas trouxeram comidinhas: Salada de broto de feijão; Farofa de gergelim com nós Pecan e Cranberry; Avocado com iscas de cogumelos, mole como bochecha de bisavó; Cheeseburguer de soja com chia e queijo zero lactose; Sopa fria de pepino com hortelã hidropônica e iogurte vegetal; Gaspacho de tomate orgânico e manjericão; Creme de cenoura e gengibre com salsinha desidratada; Suflê de Alfafa rústica com sal dessalinilizado e outras baboseiras. Sobremesas: Bolo celíaco (zero vírgula zero glúten), com de farinha de coco e leite de aveia, sem lactose, sem açúcar, sem gordura trans, sem glúten e sem gosto; Sorbet de frutas (banana congelada, morango e água mineral); Alfajor Vegano (amido de milho, açúcar demerara, leite de amêndoas e óleo de coco). Para beber: Cerveja zero; Vinho canônico (da missa); Coquetel de frutas sem álcool; Kombucha (chá fermentado probiótico) e Suco de Hibisco. Os amigos também levaram comes e bebes, mas Jessie guardou tudo na despensa.

Zilda, Dulce e Aurora demonstraram conhecer uma infinidade de dietas: Dieta de Pontos, Beverly Hills, Doutor Atkins, dos Astronautas, Macrobiótica, Mediterrânea, Cetogênica, Low Carb, Jejum Intermitente etc. Agenor disse que segue a Dieta do Açaí e Durval a da Dieta da Sopa. 

  • Não conhecem? Assa aí uma picanha; Assa aí uma linguiça, kkk.
  • Dieta sopa – disse Durval. Deu sopa, eu traço. kkk
  • Dieta Macrobiótica? – perguntou Alípio – para alguém com 78 anos chegar aos 79? Prefiro viver 5 anos com picanha, bacon e chope do que 30 com alface e água mineral!

Muitos riram, dando início ao coral da tosse, asma sincronizada e tapinhas nas costas. Rolava um cigarro que Durval confirmou tratar-se de baseado de orégano. Aurora tentou cercar Nagib, mas Jessie não deu espaço. Ela pensou que a jovem fosse sua sobrinha, mas quando soube que é parte interessada, desistiu. Não dá para competir em beleza e jovialidade. Quando disse ao Nagib que as jovens de hoje só pensam na sua fortuna, ele respondeu: Mas as idosas também! Então, prefiro as jovens. Amor, só o da Nádia, que infelizmente já se foi.

O assunto ia mudar para política e Jessie interferiu: já passa das 21 horas, Nagib dorme cedo e ainda tem de tomar 2 ampolas. O anfitrião acompanhou o grupo até a porta, despediu-se, agradeceu pela maravilhosa festa surpresa e prometeu mais reuniões como aquela.

  • Pronto. Todos se foram! – disse satisfeito. A partir de agora, ninguém sai!

Pareceu comando de ordem unida em quartel: Nicanor acendeu a churrasqueira, Durval trouxe o carrinho de bebidas, Jessie e Shirley as carnes, picles e pão de torresmo, Alípio abriu as ampolas (cachaça Anísio Santiago) e Fernando sacou a rolha de um Brunello di Montalcino. Nagib forrou a mesa do pôquer e mais amigos chegaram. Nenhum deles saía de casa antes das 21h!

  • Gi, o que faço com a comida que sobrou? Levo na portaria?
  • Cê tá louca! Eles vão brigar comigo. Congela que depois a gente vê.
  • Vai ficar com a consciência pesada por causa do Grupo de Idosos?
  • Consciência é como vesícula, só incomoda quando dói. A minha está de boa!

Jogatina e comes e bebes vintage rolaram até 3 da manhã. O pessoal da portaria agradeceu pelas carnes. Nagib deixou o Clube Idosos e Perigosos para um período sabático, mas prometeu manter contato.

O tempo passou, Nagib e Jessie se casaram e convidaram o pessoal do CIP, mas eles desistiram quando viram no cardápio: Bar de Caipirinhas, Cervejas Artesanais, Boi no Rolete e Cascata de Chocolate. No ano seguinte, Dulce, Zilda e Aurora se finaram. Nagib e Jessie estiveram nos três funerais e ouviram o mesmo comentário: morreram gozando perfeita saúde! Vida que segue.

Laerte Temple
Laerte Temple
Administrador, advogado, mestre, doutor, professor universitário aposentado. Autor de Humor na Quarentena (Kindle) e Todos a Bordo (Kindle)

11 COMENTÁRIOS

  1. “Consciência é como vesícula, só incomoda quando dói” – vou pegar emprestada esta máxima, Laerte!
    Lembrando de dar o crédito…
    E o cardápio natureba? Você entende do ramo, fala sério!
    Parabéns, crônica saborosa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio