24.9 C
São Paulo
sexta-feira, 8 de março de 2024
spot_img

Roca São Paulo Gallery recebe a exposição Traços e Contextos

Assinada pelo arquiteto e artista plástico paulistano José Ricardo Basiches, o vernissage acontecerá em 7 de fevereiro e estará aberta à visitação do público até 8 de março

Inaugurado recentemente, o Roca São Paulo Gallery vem se firmando em seu propósito de ser um ponto de encontro para arquitetos e profissionais da área que apreciam a troca de conhecimentos e a beleza da arte. Para iniciar a agenda de 2024, o espaço idealizado pela Roca, líder mundial em soluções para banheiros, abriga a exposição Traços e Contextos, assinada pelo arquiteto e artista plástico paulistano José Ricardo Basiches.

Com o vernissage marcado para acontecer no próximo dia 7 de fevereiro – e abertura para visitação pública no dia seguinte, com duração até 8 de março –, a mostra evidencia um recorte das criações realizadas por Basiches na última década. Para tanto, ele idealizou uma organização dos trabalhos, todos realizados a mão livre, em cinco núcleos que torna a leitura de suas obras ainda mais singular.

Logo na chegada, o visitante notará os traços do artista por meio da intervenção aplicada na fachada do Roca São Paulo Gallery. “Nosso prédio, que já se tornou um ícone na Avenida Brasil por conta da sua arquitetura contemporânea e o fechamento de vidro com fotos da Mata Atlântica, terá a oportunidade de experimentar sua primeira fusão com a performance visual que Basiches preparou“, revela Juliana Santos, gerente do Roca São Paulo Gallery.

Ao adentrar no grande living do Roca São Paulo Gallery, o convidado será conduzido entre os núcleos idealizados pelo arquiteto: ‘Balões e Palavras em Equilíbrio, que cuidadosamente evoca a relevância de se escolher a harmonia entre as palavras proferidas; Manequins, Gaiolas e Liberdade Expressa, que aborda a liberdade de escolha e movimento para o corpo por meio de manequins vestidos com moulage de desenhos; Candelabro de Memórias, composto por um imponente lustre com três níveis onde diversos guardanapos desenhados estão pendurados com o propósito de demarcar sua trama de memórias e o Unicidade, com artes que exibem a evolução do artista nas esferas físicas do papel sulfite, manteiga e vegetal até o advento do iPad.

Estamos muito felizes de nos efetivarmos como o novo espaço artsy de São Paulo com essa exposição empreendida por Basiches”, comemora Sergio Melfi, Managing Director da Roca Brasil. A relação de longa data que o arquiteto e artista plástico mantém com a empresa remonta de longa data e foi marcada por participações expressivas. Sua visão aguçada eternizou seu nome em um desenho que realizou para uma cuba do Roca Group, bem como participou como jurado em uma das edições do One Day Design Challenge, competição global promovida para estudantes com menos de 30 anos.

Fachada do Roca São Paulo Gallery em São Paulo | Foto: Ruy Teixeira

Autora:

Glaucia Ferreira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio