20.8 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Política é para todas – 30 lições da minha jornada

Obra de Irina Frare Cezar

“Política é para todas: 30 lições da minha jornada” é muito mais do que um livro de dicas.

É uma história contada na primeira pessoa, verídica, sobre o que é ser mulher na sociedade brasileira e principalmente na política, um espaço de poder que deveria acolher as transformações sociais, mas continua essencialmente masculino, patriarcal e, na maior parte do tempo, misógino.

Irina, por meio do seu relato, nos convida a cada página, a pensar que país e que mundo queremos e onde está o nosso lugar de ação em sua construção.

Desejamos um mundo onde imperam hierarquias rígidas de gênero, injustiças sociais, discriminação por sexo, raça, cor da pele, origem social ou uma sociedade em que todos tenham, efetivamente, as mesmas oportunidades na saída, ao longo do caminho e na chegada?

Há desigualdade na escola, nos modelos sociais que dizem o que uma menina pode ou não fazer. Há desigualdade na vida adulta, onde a mulher acumula as exigências da sua profissão com as tarefas de casa e a educação dos filhos. E, por fim, há desigualdade no final da existência onde é imputado a mulheres a tarefa de cuidar dos mais velhos. Para mudar tudo isso, Irina, mais do que convida, convoca a participação das mulheres na política, apesar de todos os desafios. Ela inspira e ensina o caminho para uma sociedade mais justa e um mundo melhor.

Autor:

Miguel A. Picoli

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio