22.4 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Executivos em Busca do Equilíbrio Entre Trabalho e Lazer

O Que é Um Workaholic? Você Acredita Ter a Obrigação de Sempre Ser Produtivo? Para Você o Ócio é um Pecado?

É muito comum imaginarmos o mundo do trabalho como um espaço que, senão é agressivo, competitivo e impessoal, pelo menos é cinzento e pouco interessante. Essa imagem nos acompanha desde criança quando vemos nosso pai chegar do trabalho completamente exausto, chegando da sua “batalha”.

Porém, existem muitas pessoas que acham o ambiente corporativo muito mais atraente do que o convívio com sua família e, muitos deles, acabam acreditando que somente o trabalho traz prazer e paixão.

Esses profissionais (os workaholics) se dedicam com tanto afinco ao seu trabalho que, para a maioria deles, a semana ficaria bem mais interessante se houvesse sete (7) dias úteis.

Para reconhecer os sintomas dessa doença verifique se você leva relatórios para casa e trabalha com prazer. Além disso, fique alerta se você se isolar em um canto da sua casa e se inquietar pelo fato de o tempo não passar.

Se você é um executivo que – durante o fim de semana – liga para casa de seus colaboradores com a desculpa de tirar algumas dúvidas, e se irrita quando constata que eles estão na praia……..cuidado, pois você foi atacado pelo vírus dos workaholics. (viciados em trabalho). A fim de certificar-se se você é um desses “doentes” verifique se, durante os finais de semana, você:

  • Sofre de insônia ou se considera culpado por “dormir demais”. No elevador do seu edifício percebe o vizinho como “concorrente”.
  • Se sente importunado com qualquer brincadeira e se irrita profundamente com o toque do telefone.
  • Acredita ter a obrigação de sempre ser produtivo, pois o ócio é um “pecado”.
  • Só se interessa sobre assuntos relacionados a trabalho e, por isso mesmo, ao sair com amigos sua conversa sempre gira sobre dinheiro, planos de carreira ou projetos profissionais.

Prezado amigo, a vida é um processo rico e dinâmico que não se resume apenas ao trabalho e, antes das organizações, também existe você. Sendo assim, amplie sua visão do mundo e não permita que nada ameace sua saúde física e mental. Portanto, tente observar o seguinte:

Sob o Ponto de Vista Social e Familiar:

Fique atento às pequenas conquistas das pessoas que o rodeiam e preste atenção ao que seus familiares não dizem. Evite administrar sua casa como se dirigisse a empresa, pois o foco e as estratégias são completamente diferentes. Poupe seus companheiros de comentários sobre suas dificuldades profissionais, pois eles não vivenciam seu problema.

Cultive amigos e prefira atividades em grupo, mas evite fazer dos jogos em equipe um exercício de poder. Transforme seus finais de semana em momentos enriquecedores, substituindo o tédio pela alegria de participar das atividades de lazer.

Sob o Ponto de Vista Pessoal:

  • Invista em seus hobbies.
  • Cuide da sua imagem pessoal e melhore sua linguagem verbal e gestual.
  • Liberte-se das “amarras” internas e se concentre naquilo que pode lhe proporcionar maior prazer.

OBSERVAÇÃO: Não se deixe “anestesiar” pela síndrome do trabalho e, acredite, não é pecado fazer da vida um exercício de prazer. Na verdade, é um jeito mais inteligente de ser mais feliz. Pois, ser feliz na vida pessoal é a condição primordial para a eficácia profissional.

https://www.facebook.com/juliocesar.s.santos

Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio