30.4 C
São Paulo
sábado, 27 de abril de 2024

A Transformação do Marketing Digital pela Inteligência Artificial

Especialista destaca IA como um impulsionador chave para estratégias de marketing mais eficientes e inovadoras, redefinindo assim o panorama do marketing digital

São Paulo, Fevereiro de 2024 – A evolução da Inteligência Artificial (IA) está remodelando o cenário do marketing digital, oferecendo às empresas ferramentas inovadoras para aprimorar a eficácia e a eficiência de suas campanhas online. A IA se estabelece como um parceiro estratégico no setor, possibilitando avanços anteriormente vistos apenas na ficção científica.

Pablo Lemos, diretor do NeoDash, uma plataforma de governança de dados dotada de Inteligência Artificial, e CTO da NeoPerformance, agência líder em marketing digital, destaca a importância crescente da IA no campo do marketing digital: “A IA deixou de ser apenas uma promessa futurista para se tornar uma realidade indispensável no marketing. Estamos testemunhando uma mudança de paradigma, onde as estratégias de marketing são cada vez mais impulsionadas por dados e análises preditivas proporcionadas pela IA”, afirma Lemos.

Pesquisas recentes, como o Panorama do Marketing da RD Station, reforçam essa tendência, com 73% dos profissionais de marketing identificando a IA como a principal tendência do setor. Plataformas que integram IA de última geração estão transformando tarefas repetitivas, como a geração de relatórios e o monitoramento de KPIs, em processos automatizados e eficientes.

“O verdadeiro poder da IA no marketing digital reside na sua capacidade de transformar grandes volumes de dados em insights acionáveis, liberando os profissionais de marketing para se concentrarem em estratégias criativas e desenvolvimento de conteúdo”, acrescenta Lemos.

Um dos casos de sucesso da agência NeoPerformance é do segmento de dark kitchens, ou seja,  de cozinhas direcionadas para o mercado de delivery,  ilustra o impacto da IA no marketing digital. A implementação de estratégias de IA resultou em uma redução significativa no custo por venda e um aumento no volume total de vendas. Especificamente, em comparação com os seis meses anteriores, houve uma redução de 28% no custo por venda final  e um aumento de 17% no volume total de vendas, demonstrando a capacidade da IA em otimizar funis de venda complexos. Para mais detalhes sobre este reconhecimento, visite NeoPerformance’s Triumph at Meta 2024 DataCamp.

Além do NeoDash, outras plataformas também estão auxiliando na gestão de dados e métricas no marketing digital:

HubSpot: Esta plataforma se concentra em Marketing e Vendas, incorporando automações para o topo de funil, campanhas e Landing Pages (LPs). Sua integração com o Gmail para automação de e-mails, análise de leads e personalização de conteúdo e relatórios, embora não seja exclusivamente focada em IA, utiliza tecnologias importantes para essas operações.

Creatopy: Uma ferramenta inovadora destinada a otimizar o tempo no desenvolvimento de peças criativas em publicidade e design. “Com a capacidade de produzir múltiplas variações de um design com apenas alguns cliques, a Creatopy tem sido uma adição valiosa na NeoPerformance, economizando horas de trabalho manual”, compartilha Lemos.

Google AI: Oferece uma ampla gama de soluções de IA, incluindo análise de dados, aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural. Ferramentas como Google Analytics e Google Ads utilizam a IA do Google para otimizar campanhas publicitárias e entender o comportamento do usuário.

“Estamos apenas arranhando a superfície do que é possível com a IA no marketing digital”, conclui Pablo Lemos. “À medida que essas tecnologias evoluem, esperamos ver estratégias cada vez mais personalizadas e eficientes, mudando fundamentalmente a forma como as marcas se comunicam com seus públicos”.

Sobre a NeoPerformance

NeoPerformance é uma agência de marketing digital de destaque no cenário global, localizada  estrategicamente no Brasil, México e Estados Unidos. Com uma abordagem que une a expertise em marketing digital e  desenvolvimento de softwares para monitoramento de campanhas, a agência proporciona aos seus clientes acesso a soluções inovadoras criadas sob medida para atender um mercado cada vez mais diversificado e exigente. . Seu relacionamento próximo e colaborativo com canais de mídia permite à NeoPerformance explorar e testar ferramentas ainda não abertas ao grande público, garantindo que os clientes estejam sempre à frente beneficiando-se de tecnologias de ponta e práticas de marketing otimizadas. Com olhos voltados para a expansão internacional e uma filosofia integrada de tecnologia e marketing, a NeoPerformance está profundamente comprometida em entregar estratégias de marketing digital excepcionais e competitivas em uma escala verdadeiramente global.

Autora:

Sandra Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio