21.5 C
São Paulo
sábado, 9 de março de 2024

Inteligência Artificial x Inteligência Espiritual

Duas formas de inteligência, além da inteligência racional e emocional estão revolucionando o mundo corporativo: inteligência artificial e inteligência espiritual. 

Os líderes precisam agregar e conciliar essas inteligências de poderoso impacto social, ambiental e econômico, para se manterem em organizações competitivas, sustentáveis e agregadoras de valor intangível. 

A tecnologia está disponível para qualquer empresa. O que vai diferenciar uma da outra são as pessoas que trabalham ali, com consciência ampliada sobre seu propósito, sua missão e sua entrega. E como reconhecê-las? 

São de diversas gerações, que estão em contínuo aprendizado o tempo todo, buscando se aperfeiçoarem na multifuncionalidade, atuando com rapidez nas decisões, com visão ampla, discernimento, desenvolvendo-se especialmente em competências diferenciadoras e conscientes de que seus valores pessoais convergem com valores que beneficiam ao mesmo tempo a si e a todos da constelação produtiva e de consumo. 

Essas pessoas têm clareza do porquê trabalham onde trabalham e qual a diferença que fazem com seu trabalho no mundo. Reconhecem, no fundo de sua alma, que trabalho não é sacrifício porque já assimilaram o prazer em servir. Servir aos clientes, colegas, equipe, investidores, comunidade. 

E a inteligência artificial, onde entra? O físico e cosmólogo Stephen Hawking afirma: “Eu acredito que é possível criarmos IA para o bem do mundo. Que esta pode trabalhar em harmonia conosco. Precisamos simplesmente estar cientes dos perigos, identificá-los, utilizar as melhores práticas e gestão possíveis, e preparar-nos para as suas consequências antecipadamente.” 

Isto é possível com inteligência espiritual integrada na gestão da tecnologia, no trabalho e na vida. Um excelente desafio para lideranças empreendedoras, de qualquer geração. 

Autora:

Benne Catanante, escritora, pesquisadora da inteligência espiritual e liderança multigeracional, mentora e professora de pós-graduação em Psicologia Transpessoal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio