27.7 C
São Paulo
domingo, 21 de abril de 2024

Inquisição moderna

As pessoas estão menos tolerantes nos dias de hoje porque elas fazem valer seus direitos. Todos aqueles que elas consideram como seus… sem exceções. Não sei… tenho minhas dúvidas quanto a isso…

Temos duas vertentes…que são uma só. Aquelas que falam que hoje as pessoas estão muito sensíveis… e outras que se consideram as donas da verdade, que não tem nenhum escrúpulo em esmagar todos os que pensam e externam pensamentos contrários aos seus…

Estamos na era do cancelamento de tudo o que a sociedade acha errado… mas… será que é o pensamento de toda a sociedade? É claro que não. Na verdade, o julgamento hoje como ontem, é feito por quem acredita estar de posse da verdade absoluta. Os massacres virtuais que presenciamos nos dias de hoje não são muito diferentes daqueles causados pela Inquisição a séculos atrás, isso para usarmos um exemplo bem consistente…

Sim, temos nossos Inquisidores modernos, que tudo sabem e tudo veem. E aquilo que não se enquadra em seu cânone particular tem que ser expurgado… não importa se é algo que está acontecendo no presente ou já aconteceu no passado… os revisionismos sem sentido estão à toda. Obras escritas a quarenta, cinquenta, cem anos atrás sofrem censura porque não se enquadram no pensamento atual…

E o que dizer das pessoas que são “canceladas” de seu meio porque disseram algo que desagradou os “gurus” de nosso tempo?

Tudo está condicionado ao combate ao racismo, em todas as suas formas. A ideia é louvável, a forma como esta é aplicada já não é. Quando as pessoas tem que tomar cuidado até mesmo quanto a sua maneira de falar, de se expressar, isso significa que estamos chegando ao fundo do poço…

Combater o racismo, os desvios de conduta é algo bom… mas temos que tomar cuidado quando isso se torna uma cruzada pessoal e tudo aquilo que não coincide com nossa forma de ver o mundo é passível de ser atacado, pois para nós é sinal de racismo por parte de nosso semelhante…

A vida em sociedade depende, exclusivamente, do bom senso de seus componentes… de todos eles, não importa em qual estrato da sociedade estejam inseridos…

Tania Miranda
Tania Miranda
Trabalho na Secretaria de Estado de Educação do Estado de São Paulo e minha função é "Agente de Organização Escolar", embora no momento esteja emprestada para o TRE-SP, onde exerço a função de "Auxiliar Cartorário". Adoro escrever, e no momento (maio de 2023) estou publicando meu primeiro livro pela Editora Versiprosa...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Reflexões

Brincar de “Poliana”

A batalha da vida

Quem somos nós?

Patrocínio