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terça-feira, 23 de abril de 2024

Custos, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: mera estratégia de marketing, nicho mercadológico ou o futuro das organizações?

Em primeira análise, vale salientar as definições dos principais assuntos que serão abordados no texto. Constitui-se responsabilidade social como toda ação que possa contribuir a melhoria da qualidade de vida sociedade. Já no âmbito empresarial, define-se como uma forma de gestão estabelecida pela relação ética e transparente da empresa com o público no qual ela se relaciona e, também, pela determinação de metas corporativas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da comunidade, preservando recursos ambientais e culturais.

Ademais, é significativo abordar as estratégias que as empresas adotam com relação à práticas sustentáveis. Uma empresa sustentável é mais competitiva em seu mercado, afinal, pode aumentar as margens de lucro ou diminuir seu preço de venda por ter custos fixos mais baixos, isto é, aproveitam de investimentos sustentáveis, que gera um retorno lucrativo para a organização. Por outro lado, como resultado do menor impacto ambiental de empresas e suas práticas sustentáveis, gera a preservação do meio ambiente bem como seus recursos naturais.

Além disso, diversas empresas verdes – como são chamadas as corporações que adotam práticas de conservação ambiental – adotam esse perfil como uma estratégia de marketing, para melhorar a reputação da instituição, desse modo, aumentar a quantidade de venda de mercadorias e obter maior retorno lucrativo. Ou seja, quando empresas transformam sua marca e fornecem produtos ecológicos, ampliam a quantidade de clientes, alcançando, dessa forma, um público específico que consome produtos de empresas desse meio.

Conclui-se, portanto, que custo, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental são, concomitantemente, uma estratégia de marketing, pois são extremamente importantes para a imagem de uma empresa, valorizando sua reputação, pois o mercado torna-se especialista no campo ecológico e algumas pessoas só consumirão em empresas que tomarem essas medidas.

BIBLIOGRAFIA

MIRANDA, Thais. Responsabilidade socioambiental. 2. ed. Porto Alegre: SAGAH, 2017.

MARKETING SUSTENTÁVEL. Marketing Sustentável, 2020. Disponível em: <https://www.marketingsustentavel.com.br/>. Acesso em: 10, novembro 2022.

ROCHA,    Matheus.   O   que   é   e   como   montar   uma   Estratégia de Sustentabilidade empresarial?. arquivar.com.br,  2021. Disponível em: <https://arquivar.com.br/blog/o-que-e-e-como-montar-uma-estrategia-de- sustentabilidade- empresarial/#:~:text=Desenvolva%20um%20perfil%20transparente,todas%20a s%20etapas%20de%20produ%C3%A7%C3%A3o.>. Acesso em: 10, novembro 2022.

Autor:

Rodrigo Barbosa de Souza

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