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sexta-feira, 3 de maio de 2024

Bncc, Normas Da Religião E Didática Do Ensino Especial E Fundamentação E Observação Epistemológica

Sinopse Dr. José Rinaldo Domingos De Melo

Ao enfatizar que os exames das narrativas dos professores evidenciam que, em relação às principais dificuldades, a maioria das considerações apresentadas nesses trechos estão mais intimamente ligadas à precarização do trabalho docente, ao descuido da administração, à indiferença de profissionais e ao preconceito religioso em geral. Em relação à “carga horária reduzida” ser um obstáculo, é inequívoco concordar que ela interfere negativamente no progresso do processo de ensino-aprendizagem do componente curricular de ensino religioso, uma vez que um período de uma hora aula por semana é muito curto. Ao invés disso, se trata de uma solicitação que precisa ser prontamente atendida, ou seja, é necessário que haja pelo menos duas aulas por semana no CCER para o aluno. Dentre as principais dificuldades para fundamentar epistemologicamente, com base nos saberes da Ciências da Religião, os conteúdos do processo de ensino-aprendizagem do aluno no CCER, percebe-se que 3 (três) adversidades têm uma ligação com esse suportar, ou seja: 1. Discutir as religiões de origem africana. A segunda opção é o conteúdo geral da área de Ciências da Religião para o CCER; 3. A dificuldade em lidar com os conceitos. Observa-se que esses nuances se externalizam e se referem às dificuldades que se apresentam como obstáculos relacionados ao “aprofundada da formação teórica, metodológica e pedagógica na área das Ciências da Religião e da Educação, especificamente por parte do docente. Sendo assim, nesse contexto, é crucial reconhecer o lugar da Didática do Ensino Religioso para ensinar ao professor do componente curricular de ensino religioso, bem como fundamentar os conteúdos do processo de ensino aprendizagem, apoiados nos saberes da Ciências da Religião, levando em conta a Base Nacional Comum Curricular.

Fonte: DAMASCENO, Sidney A. C.; SILVA, Marinilson Barbosa da. O ensino de identidades e alteridades no componente curricular de Ensino Religioso segundo a BNCC em questão. In: SILVA, Aline Amaro da. et. al. (Org.). Anais do VIII Congresso da ANPTECRE – Volume I – GTs. Porto Alegre, RS: Editora Fundação Fênix, 2022. p. 57-

65. E-book. Disponível em: fundarfenix.com.br/ebook/150anptrecegts_2edicao. Acesso em: 13 mar. 2023.

Autor:

Dr. José Rinaldo Domingos De Melo

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