O texto examina a conexão entre educação e religião sob uma perspectiva
antropológica e epistemológica. Partindo do pressuposto de que a religião pode ser vista
como um processo educacional, pelo qual um conjunto de saberes circula e é assimilado
pelos indivíduos, contribuindo para a formação de identidades. O artigo tem como
objetivo analisar a conexão entre educação e cultura, considerando alguns trabalhos de
pesquisa que apontam para a religião como educação, bem como refletir sobre alguns
desafios epistemológicos para repensar a educação e a pesquisa no campo de confluências
entre educação, cultura e religião. O texto é resultado de uma pesquisa teórica-
bibliográfica que utiliza algumas experiências de pesquisas que abordam a educação em
ambientes religiosos, a fim de propor uma análise epistêmica sobre o status epistêmico
dessas proposições. Conclui-se que a educação que se vivencia em templos religiosos é
uma atividade que está ligada à criação da vida e à reprodução social, na qual os
indivíduos criam sua subjetividade e dão continuidade à sua existência. A partir da
realidade das diversas formas de vivência da experiência religiosa, é preciso considerar,
também, que essas experiências requerem uma análise mais ampla, para além dos padrões
puramente racionais ou técnico-científicos que são usados em tais análises.
Palavras-chave: Ensino, Epistemologia e Religião.
Autor:
Dr. José RinaldoDomingos de Melo