18 C
São Paulo
quinta-feira, 11 de julho de 2024

Ventilação eficiente: por que considerar um exaustor para o lavabo?

Odores fora, frescor dentro: equipamento ajuda na melhora da qualidade do ar, remove partículas de poeira e umidade excessiva; arquiteta Carina Dal Fabbro indica formas de integrar essa solução à decoração

Em busca por tornar os lares mais confortáveis e acolhedores, muitas vezes negligenciamos um espaço de importância fundamental: o lavabo. Embora ele seja projetado em espaços pequenos, como debaixo de escadas ou próximo ao hall de entrada, este ambiente desempenha um papel crucial em nossa rotina diária e na impressão que os convidados têm de nossa casa.  

No entanto, o lavabo, muitas vezes, é vítima de odores desagradáveis e falta de ventilação adequada, o que pode tornar a experiência incômoda tanto para os moradores quanto para os visitantes. É aí que entra a solução: os exaustoresA arquiteta Carina Dal Fabbro explica sobre a importância da ventilação eficiente em lavabos e por que considerar a instalação de um exaustor é uma escolha inteligente, explorando os benefícios, as opções disponíveis e as maneiras de integrar essa solução à decoração, criando um ambiente verdadeiramente convidativo. 

O aparelho do exaustor é composto por um motor elétrico e pás ou hélices que retiram o ar impuro e o direcionam para fora do ambiente através de um duto ou tubulação, melhorando a qualidade do ar, removendo partículas de poeira, umidade excessiva e outras impurezas que podem se acumular no ambiente | Foto: Freepik

Como escolher o equipamento ideal? 

Para lavabos, é geralmente recomendado o uso de exaustores de tamanho compacto e com baixa potência, uma vez que esses ambientes são pequenos e a demanda de ventilação não é tão alta quanto em cozinhas ou banheiros maiores. Segundo Carina, uma dica é verificar o nível de ruído para não causar desconforto. “Também é legal mencionar que alguns exaustores têm sensores de umidade que ligam o exaustor automaticamente quando a umidade do ar atinge um certo nível. Isso pode ser útil em lavabos. Outra opção válida é colocar um interruptor para acionar o equipamento quando necessário”, explica Carina. 

Soluções criativas aliadas ao décor de lavabos 

iluminação desempenha um papel crucial na decoração de banheiros pequenos e sem janela. “Com as soluções certas, é possível criar um ambiente acolhedor, funcional e visualmente atraente. Por exemplo, a luz branca reproduz a luz natural, criando uma sensação de frescor e amplitude. Outra solução discreta e eficaz para espaços compactos é o uso da iluminação embutida no teto”, explica Carina.  

O uso de cores claras, como branco, off-white, bege e tons pastel, são excelentes escolhas para banheiros sem janela. Segundo Carina, elas refletem a luz artificial e criam uma sensação de amplitude, tornando o espaço mais arejado e luminoso.  

A iluminação embutida no teto é uma solução discreta e eficaz para banheiros pequenos. Neste ambiente a arquiteta Carina Dal Fabbro, usou pequenos spots de luzes que proporcionam uma distribuição uniforme da luz e não ocupam espaço visual. Instale-as estrategicamente para iluminar áreas-chave, como a pia e o espelho | Foto: Edson Ferreira 

Mas para quem deseja adicionar um toque de personalidade o uso de cores mais vivas, não está descartado, já que pode dar um ar mais moderno e até mesmo lúdico. “Cores vibrantes podem criar uma atmosfera animada e cheia de vida, mas é importante usá-las com moderação e considerar a sensação que você deseja transmitir no ambiente” orienta Carina. 

A arquiteta Carina Dal Fabbro usou um papel de parede azul para deixar o lavabo mais bonito. O gabinete, confeccionado em pedra, transmite toda a elegância e requinte do ambiente| Fotos: Buzina de Imagem 

Por fim, a arquiteta sugere a escolha por móveis que sejam práticos e funcionais para otimizar o espaço. “Eles ajudam na capacidade de economizar espaço, oferecer múltiplas funções, melhorar a organização, proporcionar flexibilidade de layout e criar uma sensação de amplitude”, afirma a profissional. 

Neste ambiente projetado pela arquiteta Carina Dal Fabbro, as cores neutras se destacaram com o espelho redondo com luz ao redor, a cuba esculpida e a bacia sanitária. A luz de LED trouxe mais estilo e personalidade deixando o espaço ainda mais agradável | Foto: Rafael Renzo 

Sobre Carina Dal Fabbro Arquitetura 

Formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em Arquitetura e Urbanismo, Carina Angélica Dal Fabbro tem experiência de mais de 25 anos na área de design de interiores e arquitetura. Coordena o escritório boutique que leva seu nome, gerenciando toda a sua equipe de arquitetos para o desenvolvimento de projetos. Participa pessoalmente de cada etapa e preza o atendimento personalizado a cada cliente. 

Após anos de parcerias e experiências, fundou o escritório que leva seu nome, Carina Dal Fabbro | Arquitetura e Interiores. Especializado em projetos de decoração para imóveis residenciais, corporativos e comerciais, todos os projetos levam em consideração as particularidades de cada um destes segmentos e é focado na máxima satisfação. O trabalho de Carina Dal Fabbro engloba desde as etapas de projeto, planejamento, administração de obras, coordenação de lojas e fornecedores até a entrega final do imóvel. 

Carina Dal Fabbro Arquitetura 

www.carinadalfabbro.com.br 

@carinadalfabbroarq 

Autor:

Alex Sander

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio