20.9 C
São Paulo
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Profissionais não querem trabalhar em empresas discriminatórias e preconceituosas: segundo estudo da Grant Thornton

Estudo feito em parceria com a PlurieBR aponta que 61,5% dos entrevistados não trabalham em empresas com desacordo com as boas práticas de Diversidade e Inclusão

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo, e os profissionais de hoje buscam não apenas oportunidades de crescimento e desenvolvimento, mas também valores e propósitos alinhados com os seus. Nesse contexto, as empresas que não investem em boas práticas de Diversidade e Inclusão estão perdendo talentos e comprometendo sua reputação.

É o que mostra o estudo realizado pela Grant Thornton, uma das maiores empresas globais de auditoria, consultoria e tributos, em parceria com a PlurieBR, 1ª plataforma SaaS de gestão de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento do Brasil. A pesquisa contou com a participação de 1.238 pessoas, de 16 a 65 anos, em todas as regiões do país, de diversas áreas e cargos. O resultado foi surpreendente: 61,5% dos entrevistados afirmaram que não trabalham em empresas com desacordo com as boas práticas de Diversidade e Inclusão.

Para Daniele Barreto e Silva, Especialista em ESG da Grant Thornton Brasil, esse dado revela uma mudança de paradigma na sociedade, que está buscando formas mais sustentáveis de vida e negócios. “O pilar social e as necessidades individuais e coletivas têm ganhado cada vez mais destaque e, naturalmente, o ambiente de trabalho está no centro das discussões em pautas como direitos humanos e diversidade e inclusão”, diz.

Laura Salles, CEO e fundadora da PlurieBR, concorda e acrescenta que “vemos um grande volume de pessoas cogitando repensar suas relações com empresas empregadoras e com marcas de consumo. Devemos sempre levar em conta fatores socioeconômicos e reconhecer privilégios para tais decisões, mas o fato é que diversidade e inclusão são prioritários e relevantes na hora da escolha do empregador”.

O estudo também apontou quais são os principais fatores que influenciam a decisão dos profissionais na hora de escolher uma empresa para trabalhar. Entre eles, estão: a cultura organizacional (76%), o salário (74%), os benefícios (72%), o plano de carreira (70%) e a flexibilidade de horário (69%). Além disso, 66% dos entrevistados disseram que se sentem mais motivados quando trabalham em empresas que valorizam a diversidade e a inclusão.

Diante desses resultados, fica evidente que as empresas que querem se destacar no mercado e atrair os melhores talentos precisam investir em políticas e práticas de Diversidade e Inclusão, não apenas como uma questão ética e social, mas também como uma estratégia de negócio.

Sobre a Grant Thorton:

A Grant Thornton é uma das maiores empresas globais de auditoria, consultoria e tributos. A empresa está presente em mais 147 países e conta com mais de 68 mil colaboradores. No Brasil, a empresa tem sede em 14 cidades do país. Com 1,6 mil especialistas focados em desenvolver soluções customizadas a todos os tipos de empresas e segmentos, desde startups, empresas privadas, familiares, a empresas de capital aberto e organizações públicas nacionais e internacionais.

Autor:

Adriano Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio