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segunda-feira, 29 de abril de 2024

  Demissões Sob Controle

Você Já Foi Demitido? Qual Foi o Seu Sentimento Naquele Momento? Qual a Relação Entre Uma Demissão e um Divórcio?

Imagine a seguinte cena: Você acaba de chegar ao seu trabalho numa segunda-feira pela manhã. Seu chefe lhe chama à sala dele e, chegando lá, você descobre que foi demitido.

Sua reação foi uma mistura de surpresa, frustração e insegurança. Enquanto você percorre o caminho de volta à sua casa, um filme começa a se materializar na sua mente e suas sensações passam a ser de raiva, medo e vergonha.

Comunicar isso à família não é uma atitude tão simples assim, pois existem notícias de que algumas esposas de profissionais demitidos sugeriram a eles ajuda psicológica.

Na verdade, é notório que, para esse profissional, já havia indícios de que algo estava errado com ele, pois o desgaste emocional já começava a fazer efeito para ambos.

Na primeira reunião ele ficou meio arredio, não se abria com o psicólogo e, em vários momentos, até acabou escondendo informações relevantes.

Porém, com o tempo, o analista acabou ganhando a sua confiança e após alguns meses seu diagnóstico foi inusitado: _ “O seu problema é que você não sabe trabalhar com chefes autoritários”.

Quando uma pessoa se recusa a pensar nos motivos da sua demissão – seu estilo gerencial, novas competências que deveriam ser desenvolvidas ou um aprendizado que necessitasse incorporar – ela deixa intactas as causas da doença que o atingiu.

Não basta apenas descobrir… é necessário reconhecer que o problema existe, pois quando o profissional descobre seu ponto fraco e decide melhorar, 50% da solução foi alcançada.

Mas, o profissional em questão decidiu seguir caminhos diferentes, abrindo sua própria empresa e evitando assim futuros chefes autoritários.

Ele acabou abrindo mão da carreira de executivo de que tanto gostava – não que essa fosse a solução ideal para todos, mas foi a melhor para ele naquele momento.

Vamos agora fazer um exercício de imaginação e mudar de lado; ou seja, o papel de quem demite. Para quem tem a ingrata tarefa de demitir um executivo vai aqui um alerta: – a demissão é como um divórcio.

O tamanho da ferida dependerá de como você comunica a separação.

Não é uma questão de ser bom ou mau, mas é principalmente uma questão de justiça. Pois todas as vezes que demitimos alguém temos – de certa forma – uma parcela de culpa, assim, como nos divórcios.

Talvez o erro tenha sido no processo de seleção, na falta de treinamento ou na falta de acompanhamento desse profissional.

Não importa. Romper uma relação profissional ou afetiva é uma tarefa das mais difíceis, pois a última impressão é a que fica – para ambos. Lembro-me de uma demissão que presenciei onde a relação entre a empresa e o profissional foi longa e benéfica, para ambos.

Mas, no dia que esse profissional voltou à empresa a fim de pegar de volta seus objetos pessoais, o diretor pediu a ele para abrir a pasta e mostrar tudo o que havia dentro.

Naquele momento a ferida aumentou de tamanho e, pelo que sei, ela continua aberta até hoje e jamais foi curada completamente. Sendo assim, saber usar a pitada adequada de sal na sua comida, pode ser a linha divisória entre ficar saborosa ou salgada.

E, ao contrário do que muitos pensam, a demissão – assim como o divórcio – pode ser a melhor coisa que acontece na vida de um (a) profissional demitido (a), de quem demite ou até de quem foi casado (a) muito tempo.

https://www.facebook.com/juliocesar.s.santos

Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

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