22.9 C
São Paulo
sábado, 24 de fevereiro de 2024

Coordenador do Interlegis na ONU

Coordenador do Interlegis na ONU

O Senado brasileiro foi muito bem representado na 6ª Semana de Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), que ocorreu na semana (14 e 15 de setembro de 2023) na sede da ONU, em Genebra, na Suíça. O coordenador-geral do ILB/Interlegis, Luís Fernando Pires Machado, explicou magistralmente o trabalho do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e a busca por mais parcerias, dentro e fora do país.

Em sua 6ª edição, a SAEG se consolidou como um espaço de negociação entre escolas de governo e organismos internacionais, e o compartilhamento dessas experiências selarão acordos de cooperação entre os órgãos. O foco foi a busca de soluções no setor público para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Trata-se de uma agenda global, definida em 2015 pela Organização das Nações Unidas, com 169 objetivos a serem alcançados nos próximos sete anos.

O tema da SAEG em 2023 é inovação e sustentabilidade, assuntos que fazem parte dos cursos e oficinas oferecidos pelo ILB/Interlegis. Já são quase 800 acordos de cooperação técnica (ACTs, na sigla original) em vigor, a maioria deles envolvendo prefeituras e senados estaduais. E os parâmetros do Objetivo 17, que diz respeito à parceria global para o desenvolvimento sustentável, fazem parte dos treinamentos e capacitações desenvolvidos pela escola de governo do Senado brasileiro desde 2017. Nos últimos dois anos, o ILB/Interlegis acrescentou à sua lista de cursos oferecidos um curso sobre compras governamentais sustentáveis, com o objetivo de adequar os gestores públicos das casas legislativas e demais órgãos públicos à Lei 1433/2021 – a nova lei de compras.

Em seu painel nesta quinta-feira (14), Luís Fernando Machado falou sobre esse conjunto de cursos e oficinas, que são voltados para os servidores do Senado Federal e de órgãos externos. “Só neste ano, a coordenadoria de capacitação do ILB já realizou 55 atividades educacionais, capacitando quase mil pessoas, e com qualidade”, afirma o professor. Machado destacou ainda os cursos de pós-graduação oferecidos pelo instituto, que são bem avaliados pelo Ministério da Educação. O representante do Senado brasileiro também chamou a atenção para a abertura do ILB/Interlegis a novas parcerias.

“As Escolas de Governo são fundamentais para a capacitação técnica e para o desenvolvimento profissional dos servidores públicos. Nesse sentido, estamos abertos à cooperação com outras escolas de governo e organizações internacionais para a construção de parlamentos cada vez mais eficientes, tecnologicamente avançados e transparentes”, afirmou Machado.

Essa tarefa foi facilitada por um aspeto inédito da 6ª SAEG: intencionalmente, o evento não foi mediado por chefes de Estado. O diálogo sobre Cooperação ocorreu diretamente com os representantes das escolas de governo, facilitando a troca de experiências com a comunidade internacional e a elaboração de acordos de cooperação, inclusive com outras organizações estrangeiras.

O evento foi organizado pela Agência Brasileira de Cooperação/Ministério das Relações Exteriores, pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo (Abel), pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) e pelo Instituto Rui Barbosa.

Coordenador do Interlegis na ONU

Leia sob o mesmo ponto de vista também: Técnicas Terapêuticas Para a Automotivação

Claudia Cataldi
Claudia Cataldi
Claudia Cataldi é Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, formada em Jornalismo, Publicidade, Tecnologia em Processamento de Dados e Direito. Especialista em Governança e Compliance, é Diretora de Comunicação e Marketing da Rede Governança Brasil e Presidente da Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Digital e Eletrônica-RJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio