19.8 C
São Paulo
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Unicred recebe 105 inscrições de startups para programa Aceleração e Coo

Região Sul e Sudeste registraram mais de 90% das inscrições do programa de fomento financeiro a pequenas e médias empresas 

O programa de fomento financeiro as startups, denominado “Aceleração e Cooperação “, da Unicred, maior cooperativa de crédito para profissionais da saúde no Brasil, recebeu 105 inscrições de startups, das quais 48 foram selecionadas por meio de busca ativa e 57 se candidataram voluntariamente. O projeto, que começou em 2022, tem como objetivo atender as demandas internas e específicas da base de cooperados da Unicred.

Nessa primeira fase, as startups participantes se dividiram em quatro categorias, sendo elas Experiência no uso de APPS; Cadastro único; Healthtechs para cooperados e novas formas de oferta de crédito. De acordo com Alexsandro Filipetto, Superintendente de Inovação, Open Finance e Governança da Unicred Brasil, essa é uma oportunidade única de aproximar a Unicred do ecossistema das startups; “Elas serão nossas futuras parceiras na criação de soluções inovadoras e disruptivas”, afirmou.

Os dados do levantamento feito pelas cooperativas também mostram que os estados com maior adesão de startups inscritas foram: São Paulo, com 45; Rio Grande do Sul com 18; Santa Catarina, com 10; Minas Gerais e Paraná com 8 cada; Rio de Janeiro, com 6; e Espírito Santo e Distrito Federal, ambos com 1 projeto cada. No Nordeste, se destacaram as regiões de Pernambuco e Ceará com 2 cada e Rio Grande do Norte com 1 iniciativa registrada.

Para Luís Augusto Schüler, diretor de Produtos e Tecnologia da Unicred, o aumento do número de projetos na região Sul e Sudeste não é uma surpresa, pois reflete a forte presença da cooperativa nessas áreas. No entanto, ele destaca que o Nordeste também tem um grande potencial para a inovação e que a Unicred está atenta a essa oportunidade. “Estamos planejando expandir nossas iniciativas nessa região e o programa é o primeiro passo nessa direção”, afirma o diretor.

“Somos uma cooperativa que busca sempre estar na vanguarda da tecnologia e da transformação digital. Por isso, participamos de projetos pioneiros como o teste do Real Digital e buscamos parcerias com startups que possam nos ajudar a melhorar nossos produtos e serviços. Ao mesmo tempo, oferecemos às startups a chance de acessar nossa rede de mais de 290 mil cooperados, gerando valor para ambas as partes e para a sociedade”, explica Schüler da Unicred.

As startups que forem selecionadas para o programa Aceleração terão acesso a benefícios exclusivos, como a chance de realizar um piloto remunerado com a Unicred. Com isso, as empresas terão a oportunidade de fechar uma parceria estratégica e ver suas soluções gerando impacto positivo na vida de milhares de cooperados da instituição financeira.

Importante dizer que para isso, as empresas selecionadas participarão do Pitch Day, no dia 8 de novembro, no qual as quatro melhores serão convidadas para a imersão. Os projetos serão imersos nos dias 27, 28 e 30 de novembro e começarão em dezembro, com término previsto para março de 2024. No final do ciclo, as startups irão participar do Demoday, onde serão avaliados os resultados finais, levando em conta toda a trajetória do projeto.

Autor:

Adriano Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio