22.2 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Reflorestar inicia demonstração de plantio mecanizado na Suzano

A iniciativa faz parte da reestruturação da Reflorestar em oferecer soluções para o mercado florestal desde o preparo de solo até o carregamento de madeira

Referência em atividade mecanizada de colheita e carregamento de madeira em áreas reflorestadas, a Reflorestar Soluções Florestais dá mais um passo na ampliação de seu portfólio para atender as demandas dos clientes. A empresa iniciou as operações de demonstração de plantio mecanizado para a Suzano, em Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul (MS). Esta iniciativa engloba as atividades de plantio, fertilização e irrigação, agilizando o processo e otimizando a mão de obra para o reflorestamento.

De acordo com o diretor florestal Igor Dutra de Souza, a aposta na nova modalidade faz parte da reestruturação pela qual a Reflorestar vem passando nos últimos anos. “Queremos oferecer soluções para todas as necessidades dos nossos clientes. Já atendíamos com eficiência na área de colheita mecanizada e carregamento de madeira. Agora, vamos contribuir também com soluções mecanizadas de silvicultura. Desta forma, a empresa se consolida no mercado florestal de ponta a ponta”, afirma.  

As operações de plantio mecanizado na Suzano são realizadas com a plantadora Komatsu montada na escavadeira hidráulica PC 240 com o cabeçote duplo da Bracke P22.b, ou seja, duas mudas são plantadas ao mesmo tempo, dando celeridade ao processo. O cabeçote duplo atende o plantio em área plana ou inclinada em qualquer tipo de solo.

A muda é colocada na bacia formada pelo cabeçote na terra e depois “fixada” com uma compressão suave. O fertilizante é aplicado durante o plantio e logo após, ocorre a irrigação. Em apenas 1 hora, a Reflorestar conseguiu plantar cerca de 500 mudas, superando as expectativas. “A plantadora Komatsu oferece um plantio de precisão, com alta performance, conjugando o plantio, a adubação e a irrigação, aliado a um baixo índice de reposição de mudas. Também possui baixo consumo de combustível, o que permite uma melhor eficiência energética e total segurança para o nosso operador”, explica Souza.

Todas as funções são controladas na cabine do operador pelo sistema de controle e pelos botões do joystick. O profissional tem acesso a várias informações, tanto das configurações da máquina e cabeçote, como da operação de plantio.

A viabilidade do processo de plantio, oferecida pela Reflorestar, também facilita para o cliente que encontra na empresa a solução para todas as suas demandas, com o comprometimento e com a confiabilidade de quase 20 anos no mercado florestal.

Com a silvicultura, a Reflorestar se consolida no mercado com soluções florestais de ponta a ponta. Crédito: Divulgação.

Sobre a Reflorestar

Empresa integrante do Grupo Emília Cordeiro, especializada em soluções florestais, incluindo colheita mecanizada, carregamento de madeira e locação de máquinas. Atualmente com operações em Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul, ela investe em capacitação técnica e comportamental, gestão integrada e confiabilidade dos equipamentos para oferecer as soluções mais adequadas para cada particularidade dos clientes.

Fundada em 2004 no Vale do Jequitinhonha (sede em Turmalina, MG), originou-se da paixão pelo cuidado com o solo e o meio ambiente. Em quase 20 anos de atuação, a Reflorestar se consolidou no mercado pela visão inovadora no segmento florestal e pela oferta de serviços de qualidade, atendendo clientes em todo o Brasil. Para mais informações, visite: www.reflorestar.ind.br

Autora:

Janaina Massote

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio