20.9 C
São Paulo
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Oftalmologista alerta quanto aos cuidados com a maquiagem nos olhos para o Halloween

O Halloween é uma festa cada vez mais comemorada no Brasil, tanto adulto como crianças gostam de caprichar na fantasia. Mas, o uso de maquiagem na região dos olhos requer cuidados.

Segundo o Dr. Marcelo Brito, médico oftalmologista, quando a maquiagem entra em contato com os olhos, podem ocorrer diversos problemas. Isso inclui irritações, alergias e até infecções. Partículas de maquiagem podem causar vermelhidão, coceira, inchaço e até mesmo lesões na superfície do olho.

Os sintomas de alergia ou irritação incluem coceira intensa, vermelhidão, inchaço, lacrimejamento excessivo, sensação de corpo estranho nos olhos e, em casos mais graves, secreção ocular. Caso você experiencie esses sintomas, é importante remover imediatamente a maquiagem e procurar um oftalmologista.

“Se a maquiagem irritar os olhos, a primeira medida é remover cuidadosamente todos os vestígios de maquiagem com um removedor suave e água limpa. Evite coçar os olhos, pois isso pode piorar a irritação. Se os sintomas persistirem, é fundamental consultar um oftalmologista para avaliação e tratamento adequado”, explica o médico.

Quando se utiliza extensões de cílios, é importante garantir que o adesivo usado seja seguro para os olhos e aprovado pelos órgãos sanitários. Se ocorrer irritação ou alergia, consulte um especialista imediatamente.

Thais Giraldelli, empresária na área da beleza, pioneira em extensão de cílios no Brasil, influencer e palestrante, alerta sobre os principais cuidados para quem vai apostar no procedimento:

– Não usar produtos à prova d’água, pois exigem demaquilante oleoso para remoção e podem danificar as extensões;

– Evitar o uso de máscaras de cílios, pois isso pode afetar a fixação das extensões;

– Lavar bem com shampoo neutro e água fria após usar maquiagem e principalmente glitter;

– Não esfregar os olhos;

– Após o período da festa corra para sua profissional fazer a manutenção e higiene adequada;

– Tome cuidado com excesso de maquiagem nos cílios, seja postiços ou extensão, pois isso pode inflamação nas glândulas de gordura das pálpebras que estão localizadas na base dos cílios.

“Quem utiliza lentes de contato deve ter precauções extras ao aplicar maquiagem para o Halloween. Certifique-se de lavar bem as mãos antes de manusear as lentes ou a maquiagem. Use produtos hipoalergênicos e à prova d’água para evitar que partículas da maquiagem entrem em contato com as lentes, o que pode causar desconforto e problemas oculares. Caso decida usar lentes cosméticas, faça com o apoio e orientação de um oftalmologista, que irá te ajudar no processo de adaptação, além de avaliar se seus olhos estão saudáveis para tal”, orienta o Dr. Marcelo Brito.

Para as crianças que vão se fantasiar para o Halloween na escola, é importante usar maquiagem infantil de qualidade, livre de substâncias alergênicas. Certifique-se de que a maquiagem não entre nos olhos e explique às crianças a importância de não esfregar os olhos enquanto estiverem fantasiadas. Os pais devem supervisionar a aplicação da maquiagem e ensinar as crianças a não compartilharem produtos de maquiagem.

Foto: Freepik

Autores:

Dr. Marcelo Brito

Médico Oftalmologista

CRM: 18871/RQE:415

@dr.marcelobrito

Thaís Giraldelli

Influencer, empresária, apresentadora e palestrante.

@lashhousebr

@thaisgiraldelli

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio