- A formação “Avaliação da Qualidade na Educação Infantil” foi desenvolvida pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e pelo Itaú Social
- O curso é gratuito, on-line, certificado, autoformativo e tem duração de 30 horas. É voltado para profissionais municipais da Educação de todo o país, com foco em gestores e técnicos das secretarias envolvidas com a Educação Infantil.
- Participantes irão conhecer a Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagens dedicados à Primeira Infância (EAPI), instrumento que analisa a qualidade dos insumos e processos pedagógicos envolvidos na interação entre professores(as) e crianças
Já estão abertas as inscrições para o curso “Avaliação da Qualidade na Educação Infantil”. A formação, desenvolvida pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Itaú Social, apresenta a importância da avaliação e possibilita que os participantes conheçam e planejem uma avaliação de ambientes com base na Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagens dedicados à Primeira Infância (EAPI), cujo foco é a Educação Infantil – creches e pré-escola.
Com duração de 30 horas, o curso contempla diversas ferramentas que possibilitam simulações de vivência e o planejamento de uma avaliação para a Educação Infantil nos municípios. A formação é gratuita, on-line, autoformativa e voltada a secretários de educação, gestores escolares, coordenadores e professores.
O curso é composto por quatro módulos:
- Compreender o propósito e o papel de uma avaliação da qualidade na Educação Infantil nas redes educacionais.
- Conhecer os princípios da Escala de Avaliação, sua forma de organização e seus instrumentos.
- Apropriar-se dos procedimentos de aplicação da Escala de Avaliação.
- Planejar as etapas que envolvem um processo avaliativo da qualidade da Educação Infantil na rede com base na Escala de Avaliação.
Ao final de cada módulo, o participante será convidado a realizar reflexões e práticas com foco no território em que atua.
“A oferta e o acesso à Educação Infantil no Brasil alcançaram saltos significativos nos últimos anos. Segundo o Censo Escolar, o número de matrículas nessa etapa aumentou em 8,9% na rede pública e em 29,9% na privada em 2022, comparado ao ano anterior. Mais que celebrar os avanços relacionados a essa ampliação, o momento sugere novas bases para mais um salto: o da qualidade. E esse é o princípio que orienta o novo curso. É uma busca para que a melhoria da qualidade acompanhe a expansão do acesso às vagas para nossas crianças”, destaca Claudia Petri, coordenadora de Soluções Educacionais do Itaú Social.
Para Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, a qualidade da Educação Infantil no Brasil passa, inevitavelmente, por profissionais bem preparados. “Na Fundação, costumamos dizer que o que não se pode medir, não se pode melhorar. E esse curso dialoga diretamente com isso. Uma Educação Infantil de qualidade passa por pilares como materiais didáticos apropriados, estrutura física adequada, profissionais capacitados, entre outros. É importante que os professores e gestores estejam aptos a avaliar tudo isso. Toda a sociedade sai ganhando”, pondera Luz.
Inscrições
As inscrições para o curso: “Avaliação da Qualidade na Educação Infantil” estão disponíveis no Polo. Ambiente de formação do Itaú Social, a plataforma oferece conteúdos e cursos que respondam aos principais desafios de quem trabalha e se interessa por educação.
Autora:
Elaine Cristina Alves