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terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Comunicação ao Telefone Comercial

Como a Voz Pode Ser Trabalhada Para Aumentar Seus Resultados? Como Iniciar, Conduzir e Finalizar Uma Ligação Telefônica de Forma Adequada?

A voz é um instrumento de trabalho poderoso, pois através dela é possível fechar grandes negócios e acordos. Também através dela você poderá mostrar sua competência e segurança, aliados ao seu trabalho, para chegar aos melhores resultados e buscar uma colocação almejada. No entanto, algumas pessoas não compreendem o quanto este instrumento é importante, e usam a voz de forma incorreta. Os pontos abaixo irão revelar como a voz pode ser trabalhada para aumentar seus resultados:

  • Ajuste seu tom e volume de voz à situação, sempre.
  • Cuidado com a entonação utilizada em seus discursos. Se você mostrar linearidade (o mesmo tom para todas as “emoções”), parecerá sem expressão e apático.
  • Apoie e voz com alguns gestos. Auxilia na interpretação de quem está assistindo.
  • Falar alto sempre causa incômodos aos demais presentes. Ajuste isto sempre.
  • Não tenha vergonha do seu sotaque, mas também não exagere.
  • Não fale rápido demais e nem de forma muito lenta. Ache um meio termo.
  • Articule as palavras como se as gravasse para sua própria utilização no futuro. Você precisa compreender o que foi dito, não é mesmo?
  • Cuide para não “comer” sílabas e os plurais.
  • Se você utiliza frequentemente termos que não pertencem à língua portuguesa, treine a pronúncia em casa.

Veremos a seguir como iniciar, conduzir e finalizar uma ligação telefônica de forma adequada:

a) Atendendo:

  • Atenda prontamente;
  • Identifique-se de acordo com as regras da empresa. É comum que o cumprimento seja composto de: // Bom (dia, tarde, noite) // Setor // Nome
  • Segure o telefone corretamente: não pressione o fone contra o queixo, nem o afaste para o lado. Mantenha uma distância razoável para falar.
  • Se for um cliente, atenda-o. Se for um colega e você não tiver disponibilidade, peça para falar em outra hora.

b) Falando:

  • Seja franco. Não represente ao telefone.
  • Fale mais devagar que o habitual, sempre.
  • Ouça atentamente, sem interromper.
  • Seja gentil.
  • Não deixe ninguém esperando ao telefone. Se for necessário, coloque em espera ou no mudo.
  • Não masque chicletes ou chupe balas ao telefone.
  • Não troque nomes, a impressão causada é péssima.

c) Encerrando:

  • Se estiver falando com um cliente, sempre desligue por último.

Veremos abaixo os erros mais comuns praticados por quem fala ao telefone comercial com frequência:

  • Manter rádios e barulhos eletrônicos por perto;
  • Comer ou manter algum objeto em contato com a boca enquanto fala (caneta, dedos, etc.);
  • Mascar chiclete;
  • Espirrar ou assoar o nariz perto do fone;
  • Remexer em papéis ou arrumar a mesa;
  • Distrair-se com os transeuntes;
  • Atirar-se para trás, na cadeira;
  • Não informar que mais pessoas estão escutando a conversa (viva-voz, conferência, etc.);
  • Largar o telefone e atender outro;
  • Interromper quem fala;
  • Fazer outras coisas enquanto se fala;
  • Pedir licença a todo momento para interromper;
  • Tapar o bocal do telefone com a mão;
  • Usar volume de voz alto demais.

https://www.facebook.com/juliocesar.s.santos

Professor JULIO
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

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