Como a Voz Pode Ser Trabalhada Para Aumentar Seus Resultados? Como Iniciar, Conduzir e Finalizar Uma Ligação Telefônica de Forma Adequada?
A voz é um instrumento de trabalho poderoso, pois através dela é possível fechar grandes negócios e acordos. Também através dela você poderá mostrar sua competência e segurança, aliados ao seu trabalho, para chegar aos melhores resultados e buscar uma colocação almejada. No entanto, algumas pessoas não compreendem o quanto este instrumento é importante, e usam a voz de forma incorreta. Os pontos abaixo irão revelar como a voz pode ser trabalhada para aumentar seus resultados:
- Ajuste seu tom e volume de voz à situação, sempre.
- Cuidado com a entonação utilizada em seus discursos. Se você mostrar linearidade (o mesmo tom para todas as “emoções”), parecerá sem expressão e apático.
- Apoie e voz com alguns gestos. Auxilia na interpretação de quem está assistindo.
- Falar alto sempre causa incômodos aos demais presentes. Ajuste isto sempre.
- Não tenha vergonha do seu sotaque, mas também não exagere.
- Não fale rápido demais e nem de forma muito lenta. Ache um meio termo.
- Articule as palavras como se as gravasse para sua própria utilização no futuro. Você precisa compreender o que foi dito, não é mesmo?
- Cuide para não “comer” sílabas e os plurais.
- Se você utiliza frequentemente termos que não pertencem à língua portuguesa, treine a pronúncia em casa.
Veremos a seguir como iniciar, conduzir e finalizar uma ligação telefônica de forma adequada:
a) Atendendo:
- Atenda prontamente;
- Identifique-se de acordo com as regras da empresa. É comum que o cumprimento seja composto de: // Bom (dia, tarde, noite) // Setor // Nome
- Segure o telefone corretamente: não pressione o fone contra o queixo, nem o afaste para o lado. Mantenha uma distância razoável para falar.
- Se for um cliente, atenda-o. Se for um colega e você não tiver disponibilidade, peça para falar em outra hora.
b) Falando:
- Seja franco. Não represente ao telefone.
- Fale mais devagar que o habitual, sempre.
- Ouça atentamente, sem interromper.
- Seja gentil.
- Não deixe ninguém esperando ao telefone. Se for necessário, coloque em espera ou no mudo.
- Não masque chicletes ou chupe balas ao telefone.
- Não troque nomes, a impressão causada é péssima.
c) Encerrando:
- Se estiver falando com um cliente, sempre desligue por último.
Veremos abaixo os erros mais comuns praticados por quem fala ao telefone comercial com frequência:
- Manter rádios e barulhos eletrônicos por perto;
- Comer ou manter algum objeto em contato com a boca enquanto fala (caneta, dedos, etc.);
- Mascar chiclete;
- Espirrar ou assoar o nariz perto do fone;
- Remexer em papéis ou arrumar a mesa;
- Distrair-se com os transeuntes;
- Atirar-se para trás, na cadeira;
- Não informar que mais pessoas estão escutando a conversa (viva-voz, conferência, etc.);
- Largar o telefone e atender outro;
- Interromper quem fala;
- Fazer outras coisas enquanto se fala;
- Pedir licença a todo momento para interromper;
- Tapar o bocal do telefone com a mão;
- Usar volume de voz alto demais.