26.2 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Apelo por Tolerância Religiosa e Preservação da História do Candomblé em Aroeiras

Aroeiras, 3 de outubro de 2023 – Em um emocionante apelo, Ediel, também conhecido como Dofono de Ofá Izó no contexto do Candomblé, fez um chamado à comunidade e às autoridades de Aroeiras para preservar a rica história da religião no município e combater a intolerância religiosa.

A história do Candomblé em Aroeiras remonta a seis décadas atrás, quando o Senhor Severino Mendonça, carinhosamente conhecido como Doté Severino Mendonça ou Seu Pequeno, iniciou a prática religiosa na cidade. Doté Severino Mendonça não apenas trouxe o Candomblé para Aroeiras, mas também deixou um legado duradouro ao estabelecer a casa de Candomblé na região.

A casa de Candomblé é hoje considerada um patrimônio cultural da cidade, um local que preserva tradições ancestrais e celebra a diversidade religiosa. Além de suas contribuições religiosas, Doté Severino Mendonça também era conhecido por outros feitos, como a introdução do famoso Bumba Meu Boi em Aroeiras.

No entanto, Ediel, agora atuando como Regente do Templo Religioso, fez um apelo veemente às autoridades locais e à Secretaria de Cultura para unirem esforços no combate à intolerância religiosa ainda presente no município. Ele compartilhou suas preocupações sobre a discriminação enfrentada pelos praticantes do Candomblé, destacando que muitas vezes se sentem constrangidos ao usar suas roupas e adereços religiosos em público.

O apelo de Ediel ressalta a necessidade de promover a coexistência pacífica das diversas crenças religiosas presentes em Aroeiras. Ele pede que as autoridades se juntem ao povo de terreiro para garantir que a religião continue a prosperar e que o legado deixado por Severino Mendonça permaneça vivo.

A comunidade de Aroeiras está agora diante de uma oportunidade única de abraçar a diversidade religiosa e celebrar a rica herança cultural que o Candomblé representa. Juntos, podem construir uma sociedade mais inclusiva e respeitosa, onde cada indivíduo possa praticar sua fé livre de preconceitos e discriminação.

Vídeo: https://www.instagram.com/reel/Cx9OZwtO_3k/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Autoria:

AfroNews Brazilian Portuguese Religión

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio