20.2 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

“A ponte entre a ciência e o campo” é o tema do 27º Seminário da ANCP

Evento acontece pela primeira vez em Uberaba (MG), no dia 18 de agosto

A cidade mineira de Uberaba, considerada a Capital do Zebu, sediará, pela primeira vez, o Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores da ANCP, que será realizado no Tatersal Rubico de Carvalho, no Parque Fernando Costa, no dia 18 de agosto, véspera da abertura da ExpoGenética 2023.

Voltado a criadores, pesquisadores, técnicos agropecuários, associações de raças bovinas, professores e estudantes de ciências agrárias e empresas da área de genética, o seminário se apresenta como grande oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre ciência e campo, trazendo à tona as últimas pesquisas e tendências relacionadas ao melhoramento genético de bovinos no país.

O evento, já consolidado e aguardado por toda a cadeia produtiva da carne brasileira e também da América Latina, chega à sua 27ª edição trazendo como tema “A ponte entre a ciência e o campo”, que será discutido e explorado em quatro palestras ministradas por profissionais renomados no cenário nacional.

A palestra de abertura será apresentada pelo economista Yago Travagini Ferreira, head de Pecuária da Agrifatto, uma das mais importantes empresas de consultoria voltada à inteligência de mercado, ao agronegócio e à macroeconomia. Yago vai falar sobre “Os desafios e oportunidades do mercado pecuário brasileiro”.

Na sequência, Alexsandro Patrício, zootecnista e Técnico Comercial da ANCP, irá demonstrar a aplicação da ciência no campo em sua palestra “Como agregar valor aos animais utilizando ferramentas e tecnologias da ANCP”, ressaltando o impacto na produtividade e lucratividade dos rebanhos.

A terceira palestra será ministrada pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da ANCP, Fernando Baldi, que terá como tema “Avaliação genômica multirracial nas raças zebuínas”. O pesquisador apresentará detalhes de um projeto para avaliação genômica de animais das raças Brahman, Guzerá e Tabapuã desenvolvido pela entidade.

Logo em seguida, o consultor da ANCP Walter Domingues comandará uma discussão em plenário, que contará com a presença dos três palestrantes, que responderão a perguntas dos participantes.

A última palestra será de Bruna Catussi, médica veterinária, doutoranda pela FMVZ/USP e integrante da equipe de pesquisa liderada pelo Prof. Pietro Baruselli. Ela falará sobre “Precocidade Sexual em Novilhas e Touros: A Ciência a Favor do Campo”.

Após as palestras, o evento contará com uma mesa de debates comandada pelo diretor técnico da ANCP, Argeu Silveira, e mais três criadores associados: Luciano Borges Ribeiro, do Rancho da Matinha; Hans Peter Elsner, da Estancias Espiritu da Bolívia, e Mario Coelho Mendonça Jr., da Fazenda Pedra Bonita Nelore Max.

Com o tema “Com a palavra, o criador”, o debate promoverá uma troca de ideias enriquecedoras entre os participantes, que comentarão suas experiências e perspectivas sobre o tema do evento, além de compartilharem a importância da presença da ANCP na seleção de cada fazenda.

O encerramento do evento será marcado pelo lançamento e entrega do Sumário de Touros das raças Nelore, Brahman, Guzerá e Tabapuã – edição de agosto de 2023, literatura de extrema importância para os criadores, que traz informações relevantes sobre os melhores exemplares das raças zebuínas de corte.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da ANCP no Youtube (@ancepemacao), e retransmitido pelo Canal do Criador, nos canais 166 da Sky e 591 da Vivo TV, e pelo aplicativo Lance Rural.

As inscrições podem ser feitas em https://seminarioancp.com.br/

Autor:

Daniel Smith

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio