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domingo, 28 de abril de 2024

E-mail marketing: comportamento do usuário em foco 

Campanhas de e-mail marketing são essenciais para fortalecer o relacionamento com leads e clientes. Essa ferramenta pode ser uma ótima aliada quando falamos em CRM (Customer Relationship Management), um sistema que permite registrar e organizar todos os pontos de contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa. A tecnologia faz parte da rotina de praticamente todas as pessoas, e os e-mails têm um importante papel nesse processo. 

O e-mail marketing é fundamental para distribuir conteúdos relevantes para os usuários. Com a criação de uma sequência de emails personalizados, é possível levar o cliente de um estágio de descoberta do seu produto ou serviço até a decisão de compra. Mas, quando se trata de pessoas que já têm um relacionamento com a marca, também existem diversas vantagens possibilitadas por esse recurso. Confira, abaixo, alguns tipos de mensagens que podem ser enviadas com base no comportamento do usuário, garantindo resultados cada vez mais assertivos. 

Boas-vindas e engajamento: desejar boas-vindas para um lead que acaba de chegar à sua base é o começo de um relacionamento de sucesso. Essa mensagem pode ser direcionada para novos contatos ou então para aqueles que acabaram de realizar uma compra. É importante criar um gatilho para que os novos leads avancem no funil de forma natural, sem forçar uma venda.  

Produtos recomendados:  depois de estabelecer as primeiras comunicações por email com os novos contatos, é hora de analisar o que interessa a cara um deles para vender mais. Com uma plataforma de automação de marketing integrada ao seu site, você consegue estruturar automações com base nas páginas navegadas por cada pessoa e oferecer os itens certos para eles. 

Recuperação de vendas: outra possibilidade é o envio de lembretes para aqueles que deixaram produtos esquecidos no carrinho de compras, por exemplo, para incentivar o engajamento e garantir que o contato com a marca não acabe ali. Muitos e-commerces acabam perdendo vendas por não contar com este tipo de automação. 

Retenção: diversas mensagens podem ser utilizadas como forma de reter clientes e dar continuidade ao relacionamento com a marca. Um exemplo são os e-mails enviados em datas comemorativas, como aniversário do usuário, de modo a valorizar aquela pessoa. Mensagens que retomam o contato, como e-mails sinalizando que a pessoa está há muito tempo sem comprar daquela marca também funcionam bem para essa finalidade. Por isso, é imprescindível ficar de olho nessas informações. 

Atenção às métricas! É importante estar atento às taxas de clique e de abertura de e-mail. É necessário medir a taxa de abertura, que mostra o percentual de pessoas que abriram determinado e-mail sobre o volume que recebeu aquela mensagem. A taxa de cliques, por outro lado, representa o percentual de pessoas que clicaram em determinado link do e-mail enviado sobre o número de todos que receberam a mensagem. Acompanhar esse percentual ajuda a identificar o nível de engajamento da sua base de l     eads. Com esses dados, será possível desenhar um planejamento de campanhas de e-mail marketing cada vez mais adequado. 

Autora:

Lívia Barreto é diretora de Marketing da Dinamize, empresa que está há 20 anos no mercado de tecnologia e oferece softwares voltados para automação de marketing e e-mail marketing – e-mail: dinamize@nbpress.com.br 

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