21.2 C
São Paulo
terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Sodexo conquista Selo Ouro em saudabilidade e sustentabilidade 

Restaurante corporativo localizado em Uberlândia (MG) foi certificado por melhores práticas saudáveis e sustentáveis 

O restaurante corporativo operado pela Sodexo que está localizado em Uberlândia (MG) na sede da empresa Martins Comércio e Serviços de Distribuição S/A, o maior atacadista-distribuidor do País, tornou-se o primeiro do Brasil a conquistar o Selo Ouro em saudabilidade e sustentabilidade. A certificação da Associação Brasileira para a Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável (ABPASS) reconhece e valoriza as melhores práticas em restaurantes corporativos, mostrando que é possível elevar a experiência dos colaboradores nas empresas com uma alimentação saudável preparada em uma cozinha sustentável. 

A Sodexo, empresa que fornece serviços de alimentação corporativa e facilities, está cada vez mais em busca de atitudes concretas que impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente e elevem a qualidade de vida das mais de 1,5 milhão de pessoas que atende diariamente no Brasil por meio da alimentação. Segundo Tomaz Peeters, diretor de Marketing da Sodexo On-site Brasil, a certificação posiciona a companhia como protagonista de um movimento que vem revolucionando a alimentação e transformando a relação com a comida no ambiente de trabalho em uma experiência que proporciona bem-estar para o colaborador. “Estamos comprometidos em oferecer soluções que acompanhem a jornada do consumidor e esse selo é um projeto pioneiro que contribui nesse aspecto e agrega valor ao nosso negócio e para empresas clientes. Além disso, fortalecemos nossa missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas, todos os dias”, aponta Peeters.  

Jorge Feliciano, gerente executivo de Gente & Gestão do Martins, destaca a importância de oferecer experiência positiva para os colaboradores no ambiente de trabalho. “Nossa parceria de longa data com a Sodexo tem como principal foco proporcionar momentos de qualidade para nossas pessoas e a conquista dessa certificação reforça o nosso comprometimento, junto a Sodexo, em fornecer refeições de alta qualidade proporcionando uma experiência gastronômica diferenciada e saudável para os nossos colaboradores”, afirma Jorge. 

Sobre o Selo ABPASS 

A certificação conta com a chancela da ABPASS, referência no setor e responsável por contribuir para conscientização e incentivo ao preparo e consumo de alimentos adequados, saudáveis e sustentáveis – reforçando as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. Todo o processo é realizado pela equipe de nutricionistas da associação, que analisa sete critérios nos restaurantes: Segurança dos Alimentos; Ingredientes Adequados; Cardápios para Necessidades Especiais; Técnicas Culinárias; Comunicação; Educação Alimentar; Práticas Sustentáveis.  

Com foco em sustentabilidade, são avaliadas soluções como: cardápio alternativo sem proteína animal, receitas sustentáveis, aproveitamento integral dos alimentos, horta urbana/corporativa, receitas sazonais, fornecimento sustentável, limpeza responsável, insumos biodegradáveis, gestão de resíduos, doação do excedente de alimentos, uso de equipamentos inteligentes que proporcionam redução no tempo de cocção, na geração de resíduo orgânico, no uso de óleo, no consumo de água e energia elétrica, entre outros. Já no quesito saudabilidade, são avaliados: programa de atendimento clínico nutricional para os colaboradores da empresa, campanhas de saúde, palestras periódicas com conteúdo relevante e atualizado com parecer de especialistas, entre outros. 

Um restaurante poderá conquistar o selo Bronze, ao atingir pelo menos 50% dos critérios avaliados, o selo Prata, atendendo 70%, ou o selo Ouro ao atender 90% dos critérios. As unidades que recebem a certificação ouro, são classificadas para uma rodada adicional e de acordo com a percepção e avaliação do cliente podem receber o selo Diamante. Restaurantes que apresentam algumas premissas específicas de saudabilidade e sustentabilidade têm uma pontuação extra no processo de obtenção da certificação. “O restaurante do Martins oferece uma experiência completa e está habilitado para participar da última rodada da certificação, em que poderá alcançar o selo Diamante”, destaca Almir Neto, fundador e presidente da ABPASS. 

Sobre a Sodexo On-site 

Com 57 anos de expertise em todo o mundo – mais de 40 anos só no Brasil – a Sodexo On-site Brasil é líder global em alimentação sustentável , oferecendo um portifólio completo de soluções integradas que contribuem para a eficiência de organizações e instituições e o bem-estar de seus colaboradores em todo o País. Sustentada nos valores: espírito de equipe, espírito de servir e espírito de progresso, a trajetória Sodexo é baseada no propósito de criar um dia a dia melhor para cada um para construir uma vida melhor para todos. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de alimentação e facility management, responsáveis pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação 

https://www.linkedin.com/company/sodexo/

https://web.facebook.com/sodexoservicos

https://www.instagram.com/sodexoservicos/

Sobre a ABPASS 

A ABPASS – Associação Brasileira para Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável é uma entidade sem fins lucrativos que atua para a melhoria da saúde dos indivíduos através da alimentação adequada, saudável e sustentável. Sua missão é contribuir para a melhoria da saúde dos brasileiros, orientando e incentivando a produção, a distribuição, o preparo e o consumo de alimentos considerados saudáveis e sustentáveis por especialistas no tema. A entidade está alinhada com as recomendações do Guia Alimentar Para a População Brasileira, publicação do Ministério da Saúde. A ABPASS amplia a conscientização e o conhecimento da população acerca da relação direta entre alimentação, estilo de vida e saúde das pessoas. Além disso, incentiva melhorias que viabilizem a maior disponibilidade de alimentos saudáveis e sustentáveis, e promove sinergias entre diferentes entidades e especialistas em prol das causas que defende.

Autora:

Mariana Durante 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio