Embora possa parecer algo simples, muitas pessoas sentem dificuldade no momento de escolher o modelo de currículo ideal para ir em busca de uma oportunidade de trabalho.
Será que existe um modelo mais assertivo? Quais as diferenças entre eles? O que as empresas preferem?
Para te ajudar na compreensão dessas e de demais perguntas sobre o assunto, preparei este conteúdo informativo.
Acompanhe e fique por dentro!
O que é um currículo?
O currículo vitae, popularmente abreviado como CV, é o documento que reúne as informações do profissional que está buscando um emprego.
Dados de contato, qualificação escolar, experiência e demais habilidades são alguns dos elementos que geralmente compõem o currículo.
Juntamente com o portfólio (compilação de trabalhos já executados por uma pessoa), o currículo é hoje o material mais solicitado pelas empresas que estão realizando processos seletivos.
Este é um dos motivos pelo qual você não deve escolher qualquer modelo de currículo aleatório na internet.
Além de evidenciar suas qualificações, o currículo é o seu primeiro contato com a empresa. Em outras palavras, é o primeiro diferencial que vai auxiliar o recrutador na decisão de chamar você (ou não) para uma entrevista.
Percebe qual é a importância deste documento?
Agora vamos entender mais sobre os diferentes modelos de currículo e qual melhor se adequa aos seus objetivos!
Modelos de currículos mais utilizados
Em uma rápida pesquisa sobre “modelos de currículo” no Google, é possível encontrar milhares de opções destinadas para diferentes posições: para quem busca vaga de especialista, jovem aprendiz, estagiário, entre outros.
No entanto, o meu propósito aqui neste conteúdo é chamar a sua atenção para 3 das principais estruturas de currículo existentes.
Observe como cada uma pode trazer diferentes pontos de vista sobre você.
1. Currículo cronológico
Este é um dos modelos mais comuns e aceitos pelas empresas. O currículo cronológico traz uma sequência natural das habilidades e atividades que você exerceu no decorrer do tempo.
Sua estrutura remete a uma ideia de progresso nos cursos e cargos realizados até então.
Principais características:
- Estrutura organizada cronologicamente, apresentando o emprego mais antigo até o mais recente;
- O RH tem mais facilidade em observar sua evolução profissional;
- A vantagem deste modelo é o destaque aos cargos já ocupados pelo candidato. Já a desvantagem, é que ressalta os períodos de inatividade ou mudanças de emprego, que podem gerar questionamentos na entrevista.
2. Currículo cronológico
O currículo funcional joga luz sobre dois aspectos considerados primordiais para quase todas as organizações: habilidades e experiência.
Neste modelo, o histórico cronológico do candidato não é levado em conta.
Principais características:
- Possibilidade de omitir pontos indesejados como períodos de desemprego e mudanças frequentes;
- Destaque para suas principais habilidades, interesses e motivações;
- Foco nos resultados alcançados na vida profissional.
3. Currículo combinado ou misto
O currículo combinado (também chamado de misto) vem com a proposta de relacionar o histórico do candidato na ordem em que foi exercido, ao mesmo tempo em que foca nas suas habilidades e experiência.
O diferencial deste modelo é a possibilidade de descrever resumidamente as funções que você já desempenhou, prêmios e reconhecimentos.
Principais características:
- Combinação dos outros dois modelos;
- Destaque para capacidades e conquistas;
- Descreve a formação e experiência do profissional.
Qual modelo de currículo escolher?
Como você pôde observar, não existe um modelo de currículo melhor ou mais assertivo que o outro. Na realidade, cada um tem suas especificações e pode ser utilizado de acordo com os seus objetivos.
Por exemplo: se você é uma mulher que ficou longe do mercado de trabalho em razão da maternidade e agora deseja retornar, pode ser que o modelo de currículo funcional seja o mais interessante para o seu caso.
Por fim, seja qual for o modelo de currículo escolhido, eu diria que as dicas mais importantes no momento de preenchê-lo são: prefira um documento mais simples, estruturado em uma coluna só, em preto e branco, o mais claro possível e não minta sobre nenhuma das suas habilidades ou experiências.
Além disso, saiba selecionar quais informações colocar no CV e quais poderão ser desenvolvidas durante a entrevista.
E aí, qual modelo de currículo vai escolher?
Boa sorte em sua jornada!
Sobre a autora
Miriellen Costa é gestora de negócios há mais de 5 anos e possui especialidade em gestão de pessoas. Tem como propósito conectar talentos e empresas. Para conhecer mais do trabalho da Miriellen, faça contato clicando aqui!