20.1 C
São Paulo
quarta-feira, 12 de junho de 2024

De cara nova: os espaços do Parque das Bandeiras são o novo point de lazer em Campinas, interior de São Paulo

A reforma de revitalização, assinada pela Effect Arquitetura, originou os espaços do Quintal do Ban e do Quintalzinho do Ban, que entraram para a lista de lazer dos moradores de Campinas e região

Há alguns meses, o Shopping Parque das Bandeiras, localizado no Jardim Ipaussurama – Campinas (SP), passou por uma série de mudanças de renovação dentro das áreas de estacionamento e laje externa do prédio. Entre suas principais melhorias estão a criação do Quintal do Ban com Pet Park, Play Kids, área de eventos e do Quintalzinho do Ban, que se tornaram os atrativos na programação de entretenimento de diversas famílias campineiras.

Quem assumiu o projeto executivo de revitalização urbana foi o escritório Effect Arquitetura, especializado no desenvolvimento e implantação de projetos urbanísticos para clientes públicos ou privados. “O nosso maior feito foi poder proporcionar novos espaços de lazer para comunidade, quem mais se beneficia com o resultado, pois locais como esses promovem saúde e bem-estar, além de fortalecerem os laços sociais da família“, explica Celso Grion, sócio da Effect Arquitetura.

Melhorias estruturais e sociais

Um dos principais desafios foi implantar os diversos elementos que compreendiam os projetos dentro de uma área de estacionamento que, por muitas vezes, costuma ser um local sem infraestrutura, apenas para passagem de veículos. A primeira etapa da transformação contou com a remodelação total dos pisos externos, contrapisos e iluminação. “Para isso, adotamos revestimentos intertravados com propriedades drenantes e de diversas tonalidades para criar os desenhos e movimentos desejados. A iluminação passou a ser de LED, visando maior conforto e qualidade com menos gastos de energia“, afirma Erick Tonin, sócio da Effect Arquitetura.

O piso intertravado renovou o Quintal do Ban, em conjunto com o paisagismo de Renata Tilli | Projeto da Effect Arquitetura | Foto: Divulgação

Os pisos intertravados de concreto são conhecidos por serem altamente versáteis, duráveis e resistentes – ainda oferecem rapidez em sua instalação e são fáceis de combinar estéticamente. Já os brinquedos, equipamentos e mobiliários urbanos foram escolhidos a dedo, alguns resultaram da produção de equipes de marcenaria e serralheria, contratadas especialmente para o projeto.

A reforma resultou em um espaço incrível para viver experiências ao ar livre. Hoje, ele recebe diversos eventos, como ações gastronômicas, de datas comemorativas, arraiais, entre outras. Por essa razão, o Shopping Parque das Bandeiras se tornou ponto de encontro para as famílias que vivem no entorno, pois não há praças, parques e áreas verdes que atendam às necessidades de lazer e convivência da comunidade.

Quintal do Ban

O empreendimento superou 11 shoppings de todo o Brasil com a inovação proposta | Projeto da Effect Arquitetura | Foto: Divulgação

Com 8 mil m² reestruturados, o espaço foi batizado de “Quintal do Ban” e inclui um espaço gastronômico, o espaço Play Kids e o Pet Park. O empreendimento também chegou a ser premiado na categoria “Expansão e Revitalização”, na edição 2022, do Prêmio Abrasce, que reconhece os melhores e mais inovadores projetos desenvolvidos pelos shopping centers e grupos corporativos filiados à Associação.

Com uma arquitetura em alto astral, o projeto adiciona arte e cor por todo o espaço. A intervenção artística ficou para o artista plástico, Marcio Batista, mais conhecido como Lobo, e faz referência a Pop Art no Brasil. Todo o projeto paisagístico foi assinado por Renata Tilli.

O Shopping Parque das Bandeiras foi um dos primeiros da região a ter um espaço voltado para exclusivamente para entretenimento de pets e seus tutores | Projeto da Effect Arquitetura | Foto: Divulgação

Batizamos com esse nome para fazer alusão a sensação de estar no quintal de casa. As cores trouxeram vida para uma área tão cinza e escura como o estacionamento de um shopping. Os murais tanto da fachada como dos muros trouxeram arte para o espaço e as cores dos equipamentos, mobiliários urbanos e brinquedos fazem com que a área ganhe destaque como um todo“, enfatiza Celso.

Espaço dedicado à recreação infantil possui piso EPDM de borracha colorida indicada para playgrounds moldada in loco | Projeto da Effect Arquitetura | Foto: Divulgação

O Play Kids é um parque infantil aberto à comunidade com diversos brinquedos atrativos para as crianças. Em seu entorno estão distribuídas áreas instagramáveis, foodtrucks e locais de apoio para as famílias, além do Pet Park com brinquedos variados para os companheiros de quatro patas. O Quintal do Ban funciona de segunda-feira a sábado, das 11h à meia-noite, e aos domingos e feriados das 11h às 22h.

Quintalzinho do Ban

O Quintalzinho do Ban possui brinquedos mais modernos e inclusivos para a criançada | Projeto da Effect Arquitetura | Foto: Divulgação

Derivado do Quintal do Ban, este projeto visou a expansão do parque infantil interativo no terraço do Shopping Parque das Bandeiras, onde possui mais de 954 m² de área ao ar livre. O Quintalzinho do Ban foi inaugurado recentemente e teve inspiração em grandes praças internacionais.

Com muitos brinquedos estrategicamente distribuídos pelo local, vale enfatizar que todo o espaço seguiu a Norma de Segurança para Playgrounds – NBR – 16071. “Essa norma preza por inúmeros pontos de segurança, como amortecimento de quedas, proteção de quinas, uso de materiais não tóxicos, espaçamento adequado para as crianças transitarem entre um brinquedo e outro, além de espaços entre as peças para que não corra o risco de ficarem presas nos brinquedos. A norma ainda prevê uma manutenção regular dos brinquedos“, explica Erick.

Todo o piso no entorno dos brinquedos dedicados à recreação infantil possui revestimento emborrachado do tipo EPDM colorido moldado in loco específico para playgrounds, trazendo mais conforto e segurança.

Esse piso serve como proteção e amortecimento de impactos para evitar acidentes, além de ser antiderrapante, criando uma superfície de fácil escoamento de água em dias mais chuvosos.

Todos os brinquedos passam por revisão e manutenção regular para garantir o máximo da segurança e conforto aos pequenos | Projeto da Effect Arquitetura | Foto: Divulgação

Sobre a Effect Arquitetura

Fundado em 2008, o escritório Effect Arquitetura e Gerenciamento de Projetos tem como principais áreas de atuação o desenvolvimento e implantação de projetos institucionais, urbanísticos, corporativos e de arquitetura esportiva. O objetivo é oferecer soluções completas, obtendo o melhor resultado funcional e estético na tradução das necessidades e exigências de nossos clientes.

A Effect Arquitetura foi contratada pela Ancar Ivanhoé para desenvolver os projetos Básicos e Executivos do Parque, a compatibilização de projetos complementares e o acompanhamento de obras.

A VM Office junto a Ancar desenvolveu o conceito do “Quintal do Ban” com ideias, nomes e imagem do espaço e diretrizes gerais de implantação sendo a autora do conceito criativo.

Autora:

Emilie Guimarães

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio