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terça-feira, 3 de dezembro de 2024

7 dicas práticas para criar ou revisar o seu currículo

Você está criando ou revisando o seu currículo?

Essa etapa é uma das mais importantes para um processo seletivo e também uma das negligenciadas pelo profissional.

Buscando maior praticidade, muitas pessoas acabam recorrendo aos modelos que já usaram anteriormente, sem se preocupar com o fato de que na maioria das vezes, aquele documento não faz jus ao seu momento atual de carreira.

Pode ser que você nunca tenha visto o seu currículo sob esse ponto de vista, mas não se engane: os recrutadores trabalham diariamente com esse tipo de análise e um currículo mal redigido é capaz de tirar boas oportunidades de suas mãos.

Mas, não se preocupe. Hoje eu separei algumas dicas práticas que você pode utilizar para criar o seu currículo e assim aumentar as suas chances de admissão.

Continue lendo e fique por dentro!

1. Escolha o modelo que mais atenda sua necessidade

Eis uma verdade sobre o currículo: ele não é um documento genérico.

Em que fase da carreira você se encontra? Faz sentido demonstrar o seu histórico profissional em ordem cronológica? Ficou algum tempo longe do mercado e está buscando uma posição atualmente?

Ainda que não pareça, o seu currículo fala muito sobre você. Por isso, escolha um modelo que vá de encontro com as suas necessidades e objetivos.

2. Escolha um modelo mais “clean” com a estrutura em uma coluna só

Ninguém gosta de analisar um material mal formatado, com excesso de informações e cores fortes. Com o recrutador da empresa que você deseja entrar, isso não é diferente.

Um currículo muito longo corre o risco de sequer ser lido, por isso a estrutura de uma coluna só é a mais apropriada.

Lembre-se de priorizar o que é relevante para a vaga em questão, então a dica aqui é evidenciar experiências e habilidades que possam ser um diferencial para a posição desejada.

3. Faça um currículo claro com as informações necessárias

Hobbies, interesses e metas de carreira são exemplos de temas que podem ser inseridos no seu currículo, desde que façam sentido com a vaga que você está pleiteando.

Do contrário, dê preferência para os dados que realmente possam causar impacto positivo.

Até porque, muitos destes temas são secundários e podem ser explorados pelo próprio recrutador na fase da entrevista.

4. Se atente a manter atualizado dados como telefone, e-mail e endereço

Pode parecer bobo, mas muitos profissionais pecam nessa parte.

Se houver alguma alteração em seus dados de contato, lembre-se de atualizar a informação no currículo, afinal é dessa maneira que a empresa vai te contatar.

Um outro erro comum e que deve ser evitado por quem está participando de processos seletivos, é não verificar regularmente a sua caixa de e-mails.

Grande parte das organizações têm utilizado e-mails para fazer contato, e não somente o telefone.

5. Destaque suas habilidades, descreva seus feitos profissionais

O que pode te diferenciar dos concorrentes? Já participou de um evento ou recebeu algum prêmio relevante para a sua área de atuação? Pode ser interessante citar essa experiência no currículo.

6. Personalize o currículo de acordo com a posição que quer

Observar o que está na descrição da vaga auxilia bastante no momento de criar ou atualizar o seu currículo.

Você tem alguma das habilidades requeridas no anúncio? Então não deixe de mencioná-la.

Certificações, fluência em determinado idioma e habilidades técnicas são alguns dos itens que podem qualificar o seu currículo na triagem para uma futura entrevista.

7. Tome cuidado com as informações colocadas

O currículo é um dos documentos fundamentais para a sua carreira profissional, portanto evite más práticas no momento de redigi-lo.

  • Não insira habilidades que não domine completamente, pois podem ser exigidas posteriormente;
  • Tenha atenção aos erros de gramática;
  • Número de telefone e e-mail são dados de contato suficientes;
  • Alinhe o seu objetivo profissional sob o contexto de proatividade junto à empresa.

É mais interessante ter um currículo com informações claras e transparentes, e que se relacione com a vaga para a qual você está se candidatando.

O que achou das dicas? Aproveite e verifique o seu currículo antes de enviá-lo para a próxima seleção que for participar.

Sobre a autora

Miriellen Costa é gestora de negócios há mais de 5 anos e possui especialidade em gestão de pessoas. Tem como propósito conectar talentos e empresas. Para conhecer mais do trabalho da Miriellen, faça contato clicando aqui!

Gutemberg Amorim
Gutemberg Amorimhttps://gutembergamorim.com.br/atendimento/
Atuação com destaque nas áreas previdenciária, trabalhista, consumerista e planos de saúde. Graduação em direito pela PUC- Goiás, pós-graduação em Direito Médico pelo instituto Legale Educacional, pós-graduação em Direito Empresarial – LLM pelo FGV e Curso de Extensão em Direito Previdenciário - Damásio. Contato: (62) 98175-1315 e contato@gutembergamorim.com.br

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