13 C
São Paulo
terça-feira, 23 de julho de 2024

Tecnologia proporciona segurança alimentar da fazenda ao prato

Desde o momento do plantio nas fazendas até a chegada ao prato do consumidor, todas as etapas da cadeia de abastecimento são beneficiadas pela incorporação da tecnologia nos processos da indústria de alimentos. Entre as novas soluções do setor, a rastreabilidade é uma das otimizações que impactam a segurança e a confiabilidade dos produtos que serão expostos no mercado.

Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a rastreabilidade tem como objetivo disponibilizar informações sobre o produto por toda a cadeia produtiva. Ou seja, por meio de um código exibido na embalagem de determinado item é possível encontrar informações sobre sua origem, assim como a trajetória realizada por ele até chegar às prateleiras.

No mercado desde 1983, a Itaueira é uma das empresas que buscaram inserir o conceito e as práticas de rastreabilidade nos seus processos desde o início de suas atividades. O primeiro sistema implementado com esse objetivo de coleta e transmissão de dados foi realizado em 2011, com o objetivo de atrelar as informações mais importantes para o consumidor sobre as frutas comercializadas pela companhia. “A rastreabilidade é de extrema importância para nós porque podemos demonstrar para a sociedade a preocupação que temos com o produto”, explica o diretor da Itaueira, Carlos Prado Filho.

Referência no segmento pela garantia de excelência das suas mercadorias rastreáveis, sobretudo nos produtos REI, a Itaueira tem um rigoroso controle de qualidade e busca por inovação. Exemplo disso é a implementação das práticas de rastreabilidade na linha de produção do Pimentão Block REI que permite — além de um maior controle da produtividade por sensores — a disposição desses dados com a aplicação do código 2D com identificador da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

Esse trabalho realizado pela Itaueira com o Pimentão Block REI concedeu à empresa o Prêmio Automação 2022 da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil na categoria Rastreabilidade. “Ganhar um prêmio como esse mostra para toda a nossa equipe que estamos no caminho certo para conquistar um bom controle e uma boa gestão de qualidade”, completa Prado Filho. Graças a um sistema de big data, o monitoramento acontece item por item e caixa por caixa, o que proporciona mais informação para o consumidor e reforça a segurança alimentar.

Dessa forma, todos os agentes envolvidos nessa cadeia, desde a compra, a venda e o consumo desses produtos, podem mapear dados como a data da colheita, a maneira como a semente foi plantada ou o tempo que levou para o produto ser comercializado. “Tanto para nós quanto para os consumidores, a utilização desse recurso do código 2D é fundamental para o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade dos nossos produtos”, afirma Prado Filho.

Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mI0nDEioKJA

Sobre a Itaueira

Fundada em 1983 por Carlos Prado e José Roberto Prado, a Itaueira Agropecuária S.A. atua no mercado de frutas, legumes e verduras no Brasil. Com a missão de produzir alimentos saborosos e confiáveis, a empresa foi uma das pioneiras a utilizar a rastreabilidade em seus produtos desde 2011 e, de lá para cá, intensificou sua atuação priorizando a segurança e a confiabilidade através de um sistema sofisticado de rastreio pallet a pallet, caixa a caixa e fruta a fruta.

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. 

Autora:

Thayna Franzo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio