22.6 C
São Paulo
terça-feira, 7 de maio de 2024

Dicas para quem sofre de Aibofobia

Você sabe o que é Aibofobia? Não? Então leia: Otto Reder e Hanah Salas são colegas de classe nocolégio. Ela é ruivinha, magrela, sardenta e craque em português. Ele é desabonitado, fraco de feição, desafinado, sem noção, ruim nos esportes, mas é fera em matemática. Seu apelido? Palíndromo. A coisa só não é pior por causa da gorda mesada. Parou de pagar refrigerantes e sorvetes para os colegas quando se tocou que eles o bajulam para passar colas de matemática. Hanah não se enturma com as meninas por não se interessar pelos assuntos fúteis do universo adolescente. Otto parou de fazer os exercícios de matemática para os outros, não tem com quem conversar. Os dois vivem isolados pelos cantos e, talvez por isso, tornaram-se amigos.

Demorou para Otto descobrir o motivo do seu apelido. Hanah explicou que palíndromo é uma palavra, frase ou número que pode ser lido da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda que dá na mesma. Vêm do grego. Palin quer dizer “novo” e dromo “percurso”. Ele custou a entender o que os gregos têm a ver com isso e a aceitar que seu nome é um palíndromo. Hanah foi didática e paciente:

  • Escreva: O T T O. Agora leia de trás para frente. Viu? É a mesma coisa!
  • Se me chamarem de trás para frente eu parto para a briga!
  • Para com isso! Seu sobrenome – Reder – é outro palíndromo, assim como eu, Hanah Salas. Não ligo para isso e gosto muito de ser sua amiga.
  • Você é minha única amiga. Aliás, amissíssima. Viu? Outro palíndromo.
  • Não é não. O correto é amicíssima, com ”c”, um Superlativo Absoluto Sintético. Mas, com a grafia correta ou não, muito obrigada. Valeu!
  • Acho tudo isso muito mimimi. Se eu gostasse de mimimi, comprava um gato gago!
  • Adorei seu senso de humor. Sabe, você é um cara legal. Só tem de parar de se preocupar com quem te atazana a vida e tratar essa sua Aibofobia.

Hanah precisou explicar que Aibofobia significa medo mórbido ou irracional de palíndromos. Detalhe: Aibofobia também é palíndromo. Otto nasceu em 2002, no dia 20 de fevereiro. Vejam só: 20/02/2002 é uma data palíndromo, assim como os nomes dos seus pais, Reinier e Maram.

A zoeira no colégio deixou marcas e o rapaz vivia infeliz. Hanah elogiava sua beleza interior, mas ele dizia que ninguém anda por aí com raio X para ver beleza interior das pessoas. Hanah apaixonou-se por Otto, que passou a caprichar para fazer bonito quando ela o visitava. Chão limpo e quarto arrumado são indicadores de rapaz apaixonado.

Eles começaram a namorar no baile de formatura. Otto não teve problemas na faculdade, pois era desconhecido e ninguém da sua turma sabia o que é palíndromo. Evitou novas amizades para não ganhar apelidos eus sofrer bullying. Cursou Administração e Hanah gastronomia. Nunca foram aos encontros do colégio. Com 3 anos e meio de namoro e o curso superior chegando ao fim, sabiam que era preciso pensar no futuro. Hanah tomou a iniciativa:

  • O que faremos de nossas vidas?
  • Ainda não sei. Toda vez que penso nisso, me vêm lembranças ruins.
  • Você não pode mudar o passado, mas não precisa estragar seu futuro.
  • O que você sugere?
  • Você se imagina fazendo carreira numa empresa? Membro de equipe?
  • Nunca! O primeiro que vier com gracinha vai levar porrada.

Hanah sugeriu unir forças e criar algo próprio. Listaram alternativas, mas sempre havia mais contras do que prós, até que se lembraram do dito popular “se não pode vencer seu inimigo, alie-se a ele”. Aproximava-se mais um entediante encontro da turma do colégio e desta vez decidiram comparecer e dar a volta por cima.

Prepararam-se, escolheram as melhores roupas e chegaram à festa quando a turma já estava alcoolizada. Otto, mais forte e confiante, zoou com quem lhe fez bullying. Chamou a todos por apelidos constrangedores, riu muito, distribuiu tapas nas costas e apertões de bochechas nada sutis. Hanah é agora uma linda mulher e os colegas se arrependeram por não terem lhe dado atenção. Com a música rolando solta, o casal foi para a pista exibir o resultado de 2 anos de dança de salão, insistência de Hanah para elevar a autoestima do namorado. Deu certo! Otto convidou o pessoal para a inauguração do restaurante deles. Não precisam sentir minha falta, dizia e ria ao se despedir. Eu mesmo me acompanho até a saída. KKK. Que noite memorável!

O restaurante-bar temático explora as fobias humanas que eles pesquisaram em livros de psicologia e de autoajuda. O que antes era bullying agora é uma mina de dinheiro. O nome do bar – A CARA RAJADA DA JARARACA – é um palíndromo e se tornou o novo point da cidade. O endereço é proposital: Rua Anilina, 1001, outros 2 palíndromos. Os drinks têm nomes de fobias e os petiscos são a base de ovo, outro palíndromo. O bar bombou, Otto e Hanah se casaram, têm 2 Honda Civic e são pais das gêmeas Ana e Ava. Mais 3 palíndromos. Vários antigos colegas do colégio hoje trabalham no escritório ou numa das franquias do JARARACA.

É como dizem: O universo conspira a seu favor. Esteja atento aos sinais e tire proveito deles. Seja amigo dos nerds da sua turma. É possível que um dia você  trabalhe para um deles!

Laerte Temple
Laerte Temple
Administrador, advogado, mestre, doutor, professor universitário aposentado. Autor de Humor na Quarentena (Kindle) e Todos a Bordo (Kindle)

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio